Cuiabá, sábado, 13/07/2024
08:59:29
informe o texto

Notícias / Música

09/07/2024 às 15:05

CELEBRAÇÃO E RESISTÊNCIA

Com entrada gratuita, Sambão de Jejé conta com shows de Sasminina e Santian

O evento integra a programação do Prêmio Jejé de Oyá, em homenagem às personalidades negras de destaque de Cuiabá e região

Entretê

Com entrada gratuita, Sambão de Jejé conta com shows de Sasminina e Santian

Foto: Divulgação

A Bemtivi Academia de Arte promove no dia 29 de julho (segunda-feira) no Garden Pub, em Cuiabá, a 4ª edição do “Sambão de Jejé”. O evento integra a programação do Prêmio Jejé de Oyá que ocorreu no dia 1º de junho, no Teatro do Cerrado, Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa.

A realização é do Instituto Iteec Brasil, com produção da Bemtivi Academia de Arte, apoio do Garden Pub e patrocínio do Governo de Mato Grosso e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Com entrada gratuita, o “Sambão de Jejé” terá muito samba com o grupo Sasminina que promete não deixar ninguém parado. Outra atração confirmada é Santian que comandará a discotecagem do happy hour.

O produtor cultural Jeferson Bertoloti destaca que o Sambão será um momento de celebração e memória a Jejé de Oyá, do povo preto e reforçou o convite para toda população cuiabana prestigiar a festa.

“O sambão de Jejé é um momento de celebração do povo preto e das nossas cores. Jejé de Oyá foi uma pessoa preta que teve seu reconhecimento e ao celebrarmos a sua existência e resistência, celebramos a nossa também nos dias atuais. Venham participar conosco no dia 29 de julho, no Garden Pub. Venham celebrar a memória e o legado de Jejé de Oyá e a nossa existência”, destacou.

Quem foi Jejé de Oyá?

A figura emblemática de Jejé de Oyá tinha o nome de batismo José Jacintho Siqueira de Arruda. Colunista social, alfaiate e carnavalesco, filho biológico do casal Egídio Nunes de Arruda e Benedita de Siqueira, nasceu em Rosário Oeste em 3 de junho de 1934. Ainda criança, foi acolhido em Cuiabá na casa de Catarina Monteiro da Silva Cuiabano, onde foi adotado por Crescêncio Monteiro da Silva e Luiza Monteiro da Silva. Conhecido por sua irreverência e estilo inconfundível, Jejé foi um ícone em Cuiabá entre as décadas de 1950 e 1980.

Jejé deixou sua marca desafiando estigmas e confrontando a elite local, enquanto ganhava corações com sua presença marcante. Seu legado inspira e motiva até hoje e, em 2017, foi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso como patrono do colunismo social do Estado.

4º Sambão de Jejé
Dia
: 29 de julho de 2024
Local: Garden Pub (rua: M, nº 140 - bairro Cachoeira das Garças)
Hora: das 19h às 23h
Entrada gratuita.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet