Cuiabá, segunda-feira, 09/09/2024
05:30:51
informe o texto

Notícias / Teatro

03/08/2024 às 10:34

FESTIVAL DE TEATRO

Panorama de Artes da Cena 2 começa em agosto e lançamento será neste sábado (3)

Evento ocorre em parceria com a abertura da exposição Fotocênicas, no Misc

Entretê

Panorama de Artes da Cena 2 começa em agosto e lançamento será neste sábado (3)

Foto: Fred Gustavos

O Panorama de Artes da Cena, após oito anos, volta aos palcos de Cuiabá e toma também as ruas da cidade, a partir deste mês de agosto. O lançamento será neste sábado (3) e não haveria programação mais apropriada: ocorrerá durante a abertura da exposição “Fotocênicas”, do fotógrafo Fred Gustavos, com registros fotográficos de espetáculos mato-grossenses. A entrada é gratuita.

A agenda é intensa! Começa às 16h, no Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), com partida para a Rota da Ancestralidade – um passeio de afroturismo por pontos do Centro Histórico de grande relevância para o povo preto cuiabano; cena performativa com o grupo Raízes da Ancestralidade; retorno ao Misc e mais performances, seguidas da cerimônia de abertura da mostra “Fotocênicas”, quando será anunciado o lançamento do Panorama de Artes da Cena 2.

Na parceria firmada entre o Panorama de Artes da Cena e a exposição Fotocênicas, o festival apoiará com a realização da Rota da Ancestralidade e com a exibição da cena performativa "Raízes do Tempo: Orixás e Ancestralidade", do grupo Raízes da Ancestralidade, que se apresentará em dois momentos.

A realização do Panorama de Artes da Cena 2 é da Cia. Teatro Mosaico, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo. São apoiadores do evento o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, o Cine Teatro Cuiabá, A Casa do Centro, o Centro Cultural Casa Cuiabana, o Misc, a Galeria do Pádua, o fotógrafo Fred Gustavos, entre outros.

Festival de artes cênicas

A segunda edição do Panorama de Artes da Cena é realizada como uma política pública de oferta de um festival de artes cênicas em Cuiabá de forma gratuita e popular. Em 2016, foram mais de dois meses de apresentações, concentradas no Teatro da UFMT.

Nesta edição, oito anos depois, o palco é a cidade de Cuiabá. Dessa forma, além de teatros tradicionais, como o Zulmira Canavarros e o Cine Teatro Cuiabá, abrigarão espetáculos espaços como a Casa Cuiabana e a Galeria do Pádua, além de praças e pontos de cultura.

A programação com as diversas expressões das artes cênicas (teatro, dança, circo e performance) correrá a cidade por mais de um mês e trará diferentes linguagens voltadas para variados públicos.

A curadoria está fechando a programação, que será divulgada em breve, por meio do Instagram e do Facebook.

A cena performativa de lançamento

"Raízes do Tempo: Orixás e Ancestralidade" é uma performance vibrante e emocionante do Grupo Raízes Ancestrais, idealizada para demonstrar a rica herança cultural dos povos de matriz africana. A montagem utiliza o cenário histórico da Igreja do Rosário e de São Benedito e do MISC, para criar um diálogo visual e cênico único.

Surge como uma resposta contundente ao convite do Projeto Rota da Ancestralidade, que visa discutir o racismo e a estruturação histórica do processo de ocupação do povo preto em Mato Grosso e na capital Cuiabá. "Raízes do Tempo: Orixás e Ancestralidade" não é apenas uma peça artística, mas uma jornada que valoriza a importância da ancestralidade e do legado cultural que moldou e continua a influenciar a identidade negra no Brasil.

A mostra “Fotocênicas”

Realizada pelo fotógrafo Fred Gustavos, apresenta gratuitamente ao público, de 03 de agosto a 28 de setembro, no Misc, centenas de fotos de ensaios, divulgação e bastidores de espetáculos de dança, teatro, performance e contação de histórias acompanhados pelo anfitrião.

Na abertura, neste sábado, Fred recebe os visitantes com ‘tchá co bolo’, às 16h, seguindo para a Rota da Ancestralidade. Ao retornar ao Misc, às 18h, haverá a continuidade da performance do grupo Raízes da Ancestralidade e a performance “O que fica”, de Ismael Diniz e Luciano Paullo. A cerimônia de abertura da Fotocênicas ocorre às 19h.

À equipe da exposição, somam ainda Angélica Almeida, na produção executiva, e os artistas Douglas Peron e Karola Nunes, que assinam a expografia e a trilha sonora, respectivamente.

A Fotocênicas foi viabilizada com recursos do edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

Serviço
Lançamento do Panorama de Artes da Cena 2, durante a abertura da exposição Fotocênicas)
Data: Sábado (03), a partir das 16h
Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc)
Entrada gratuita
Realização: Cia. Teatro Mosaico, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá e Ministério da Cultura
Parceria: Exposição Fotocênicas, de Fred Gustavos
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet