Salão Latino-Americano de Produção Criativa começa nesta segunda
Oficinas de produção criativa, fóruns sobre a indústria cinematográfica, sessões de assessoria com profissionais e mostra de filmes ocorrem de 12 a 16 de agosto
Com uma programação de oficinas de produção criativa, fóruns sobre a indústria cinematográfica, sessões de assessoria com especialistas e mostra de filmes, o Salão Latino-Americano de Produção Criativa tem início na próxima segunda-feira (12) e segue até 16 de agosto no Cineclube Coxiponés e na Adufmat em Cuiabá.
As inscrições para a assessoria de projetos audiovisuais em desenvolvimento estão encerradas, mas interessados ainda podem garantir uma vaga nas oficinas e fóruns, com direito a certificado de participação, acessando o site do evento em https://bit.ly/lafuentecine.
Programação completa
A programação tem início às 9h00 da segunda-feira (12) com o Fórum de Abertura “Da Palavra à Imagem: o desenvolvimento de roteiros pelo ponto de vista da realização”, ministrado por Affonso Uchoa (Vasto Mundo/Minas Gerais) e Gabriela Maire (Zafiro Cinema/Bolívia, México).
Às 14:30 será realizada a oficina “A Produção e o encontro com um projeto cinematográfico”, com Gabriela Maire, até as 16h. Logo após, os projetos selecionados recebem a assessoria de profissionais do cinema, das 16h30 às 17h30.
Na terça-feira (13) às 9h00 será realizado o fórum "Mercados e Coprodução entre produtoras emergentes latino-americanas: oportunidades e desafios", ministrado por Rodrigo Sarti (Acere Produções/São Paulo - SP), até as 12h. Às 14h30 começa a oficina "A importância da etapa de desenvolvimento e da abordagem de produção para seus projetos", com Gabriela Maire. Logo após, os projetos selecionados recebem a assessoria de profissionais do cinema, das 16h30 às 17h30.
Na quarta-feira (14), o fórum "O cinema como forma de reescrever a história", ministrado por Juliana Segóvia (Diretora e Diretora de Fotografia), Danielle Bertoline (Maual), Daniela Marinho (Cine Brasília / DF) e Stephen Pederiva (MT Queer), será realizado das 9h às 12h.
Às 14h30, Gabriela Maire ministra a oficina "Síntese da história, exercício de sinopse e desenvolvimento temático", até as 16h, e os projetos selecionados recebem a assessoria de profissionais do cinema, das 16h30 às 17h30.
A programação da quinta-feira (15) tem início às 9h com as oficinas “Direitos de autor no audiovisual”, com Daniela Marinho (Moveo Filmes - DF), e "O Pitch", com Gabriela Maire. Às 14h30 será realizado o fórum "Financiamento, políticas públicas do Audiovisual, do Brasil profundo para o mundo", ministrado por Rodrigo Antonio (SAV-Minc), Keiko Okamura (SECEL / Cuiabá - MT) e Maurício Pinto (Quariteré).
As assessorias de projetos selecionados ocorrem das 16h30 às 17h30 e às 19h30 será exibido o filme "Ladrão De Cães", uma coprodução entre Bolivia, Chile, México e Equador. O filme foi selecionado para o Cannes Cinefondacion e recebeu o Prêmio de Melhor Projeto no Festival de Cinema de Cannes em 2019.
O último dia do Salão, sexta-feira (16), começa com a oficina "O Cinema de Impacto", ministrada por Rodrigo Antônio, e a “Exposição Individual dos Avanços de Cada Projeto”, com Gabriela Maire, das 9h às 12h.
Às 14h30, tem início uma série de palestras para o fórum, começando com "Para que fazemos nossos filmes? Para quem contar nossas histórias: a Produção é Distribuição", do diretor do Festival Bogoshorts, na Colômbia, Jaime E. Manrrique.
A produtora e diretora do Lab Nuevas Miradas, em Cuba, Ivette Liang, realiza a palestra "Que sigamos construindo o Cinema do Futuro”, e a palestra “Redes Criativas: Conectando nossos cinemas" será facilitada por Berline Charles (Haiti), Priscila Valdez (República Dominicana), Laura Giraldo (Colômbia) e Giulia Medeiros (Brasil).
Salão Latino-americano de Produção Criativa
Com o objetivo de conectar o cinema realizado fora dos principais eixos da indústria, a Rede Independente de Cinema - LA Fuente realiza o Salão Latino-Americano de Produção Criativa, de 12 a 16 de agosto em Cuiabá.
A comissão organizadora do Salão Latino-Americano de Produção Criativa é formada pela produtora cultural e pesquisadora Giulia Medeiros, de Cuiabá, pela produtora Priscila Valdez, da República Dominicana, pela primeira haitiana selecionada no renomado programa Talents Guadalajara, Berline Charles, e pela comunicadora audiovisual Laura Giraldo, da Colômbia.
O evento conta com o apoio da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV), DocsMX, Sebrae-MT, Cineclube Coxiponés, Natural Club, Mutirum - Instituto da Cultura e a Secretaria Estadual de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (SECEL).
Serviço Salão Latino-Americano de Produção Criativa
Quando: 12 a 16 de agosto
Onde: Cineclube Coxiponés e Adufmat (UFMT)
Quanto: A inscrição para oficinas, com direito a certificado de participação, é R$ 20,00 e deve ser feita no link https://bit.ly/lafuentecine. Painéis e mostra serão gratuitos e abertos ao público no período vespertino.
Informações: mutirumfilmes@gmail.com | 65 99665 0037 | @lafuentecine.
Da assessoria
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.