Os adultos interessados em aprender um pouco sobre percussão e ainda em contribuir com o meio ambiente podem se inscrever na segunda oficina dos Anjos da Lata, a ser realizada na segunda-feira (12), às 18h30, no Centro Cultural Casa das Pretas. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (65) 99610-7052.
A proposta é ensinar introdução à percussão usando os instrumentos característicos dos Anjos da Lata: tambores fabricados a partir do reaproveitamento de recicláveis. A oficina, realizada em parceria com o Comitê de Cultura de Mato Grosso, é voltada para pessoas com 18 anos ou mais, com ou sem experiência. Não precisa levar nada, o projeto empresta os instrumentos.
Os Anjos da Lata são uma start up social, fundada em 2013 pelo músico, arte-educador e assistente social Anselmo Parabá, e se posicionam como voz das periferias da Grande Cuiabá. Por meio da parceria com o Comitê de Cultura, irá alcançar mais turmas de adultos e de crianças – a exemplo dos pequeninos do bairro Ponte Nova, em Várzea Grande.
A oficina de adultos ocorre na Casa das Pretas, centro cultural localizado na Praça da Mandioca, apoiadora da oficina e “casa” dos Anjos da Lata, espaço de luta pelo protagonismo negro em Mato Grosso. A iniciativa agrega, portanto, os saberes ancestrais que a percussão representa para o Brasil.
“Esta iniciativa atinge vários dos objetivos destinados ao Comitê de Cultura: afinal, é um projeto social que atinge crianças carentes em Várzea Grande e jovens adultos no Centro Histórico de Cuiabá, com musicalização e consciência ambiental”, contextualiza a coordenadora do Comitê da Cultura em Mato Grosso, Vannessa Jacarandá.
Não perca essa oportunidade e se inscreva. Quem participou da primeira oficina na segunda-feira (29) pode participar da segunda, bem como é aberta para novos interessados. “Vem você também, bora batucar”, convida Anselmo Parabá.
Mais informações, pelo telefone (65) 99610-7052.
Comitê de Cultura
É gerido por uma organização da sociedade civil selecionada por edital do MinC, atendendo ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (Portaria MinC nº 64/2023). Em Mato Grosso, a responsabilidade é do Instituto Mato Grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), coordenado por Vannessa Jacarandá e Romulo Fraga.
O Comitê de Cultura é responsável por ações de formação, mobilização pública e comunicação sobre as políticas culturais em Mato Grosso, em territórios prioritários aprovados na concorrência pública.
Mais informações: (65) 9 9980-2100.
Da assessoria