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11/08/2024 às 10:15

CONSUMO SUSTENTÁVEL

Cultura do brechó ganha força em Cuiabá e atrai clientes

Lojas especializadas no ramo trazem opções variadas de looks e preços acessíveis

Gabriella Arantes

Cultura do brechó ganha força em Cuiabá e atrai clientes

Foto: Reprodução

A cultura do brechó tem ganhado força em Cuiabá com sua variedade de opções de looks, preços acessíveis, além de fomentar o consumo consciente na moda cuiabana.

Há cerca de 10 anos, a dona de casa Solen Figueiredo Araújo, 51 anos, adquire roupas e utensílios domésticos através de lojas especializadas no ramo. Sempre que pode, ela arruma um tempo para ir em busca de algo diferenciado e com o valor mais em conta.

“Eu não conhecia e aprendi com uma cunhada minha. Sempre vi ela vestindo umas roupas diferentes. Um dia, eu perguntei onde ela comprava e comecei a gostar”, disse ao Entretê.

Uma franquia de brechós, que está há 4 anos na Capital oferece peças para todos os estilos, idades e gostos. O Peça Rara Brechó comercializa roupas e produtos nas redes sociais e na loja física, localizada na avenida Marechal Deodoro, no bairro Araés.

“Temos quatro setores, feminino, masculino, infantil e casa & decoração.[...] Nós trabalhamos com o sistemas de consignação. Você traz as peças para a venda, realizamos o seu cadastro, a gente assina um contrato e você deixa suas peças para venda. Após a venda, você pode sacar ou usar seu crédito em nossa loja”, contou a publicitária Eloyse Fernanda.

Após fazer viagens para São Paulo e exterior, a jornalista Marcella Lírio começou a consumir em brechós. Durante a pandemia, ela se dedicou ao mestrado, deixou a carreira de lado por um tempo e resolveu investir no mercado de brechós online. Foi assim que nasceu o Lookinho da Cella.

“Pensei que precisava fazer alguma coisa com o meu tempo e comecei a organizar meus armários. Aí, eu vi o tanto de coisa que tinha. Sempre gostei muito de consumir, mas estava absurdo. [...] Comecei a vender para minhas amigas e foi ganhando uma proporção”, explicou a profissional.

As roupas e acessórios são exclusivamente comercializados pelas redes sociais da loja. As peças são vendidas no perfil são da jornalista e de outros brechós em SP.

Marcela ainda destacou a importância do consumo sustentável dos estabelecimentos que atuam na área.

“Prolongar a vida de produtos e peças em condição de uso com o potencial de mudar um pouco esse comportamento é ótimo. Inclusive, mudou o meu em relação ao consumo”, concluiu.
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