Neste sábado e domingo (10 e 11 de agosto), acontecerá o primeiro Festival de Dança Digoreste, aquecendo o frio de Cuiabá, com apresentações competitivas de escolas, grupos e companhias, além de bailarinos independentes de variadas faixas etárias e modalidades de dança de todo o Brasil! Serão 57 coreografias para apreciar, a partir das 18h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, com o melhor da dança regional e brasileira, valorizando a Cultura do Estado de Mato Grosso, com renomados bailarinos, que prometem encantar o público. Além de contar com estandes de venda de roupas de dança, arranjos de cabelo e artesanato regional. Será bom demais: Digoreste!
O Festival terá cinco premiações em dinheiro para os melhores bailarino e bailarina, melhor coreógrafo, melhor grupo em conjunto de coreografias, o prêmio Cybele Bussiki, entre premiações especiais cedidas por parceiros dos produtores.
Serão dois dias com 19 grupos, em uma intensa mostra competitiva do que há de melhor em Mato Grosso, em quatro horas de apresentações separadas a cada dia, vindos das cidades de Indiavaí, Ipiranga do Norte, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Sinop, Tabaporã, Várzea Grande e Cuiabá.
O evento é patrocinado pelo Instituto INCA-Inclusão Cidadania e Ação, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Cia Jazz Giselle Moreno, D’Santos Studio de Dança, Giselle Moreno Centro de Dança, D'Santos Cia de Dança, Reverence by Vick, Pró Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT (Procev-UFMT), Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT), Restaurante Verde Vale e Pizza Hit.
O intuito dos produtores é promover e movimentar a dança no Estado, trazer para a capital um festival de caráter competitivo, com a certeza de poder oportunizar grupos, cias e escolas a estarem no palco, proporcionando maturidade cênica e artística; colhendo feedbacks de profissionais altamente capacitados, contribuindo com a evolução da dança em Mato Grosso.
Para isso, contam com as juradas nacionais Regina Sauer e Cecilia Kerche, além de Fernanda Frandsen, como jurada regional.
“Com orgulho de ser cuiabano e valorizar a cultura da nossa cidade e Estado o Festival denomina-se Digoreste, termo utilizado para caracterizar algo que é muito bom, bom demais! Vocês poderão ver e experienciar a nossa cultura não só no nome, mas também nas nossas noites de competição”, destacam Giselle Moreno e Elthon D’Santos, produtores do Festival de Dança Digoreste.
PROGRAMAÇÃO
O primeiro Festival de Dança Digoreste está chegando com surpresas e momentos incríveis, onde conta com duas Cias de Cuiabá para a abertura.
No dia 10, a D´Santos Cia de Dança estreia o primeiro espetáculo, “Pés Cuiabano”. Uma linda homenagem a querida Cuiabá, com criação artística de Elthon D'Santos, que busca explorar a essência, a identidade e tradições da capital mato-grossense por meio da dança, movimentos graciosos e expressivos.
E no dia 11, a abertura é da Cia Jazz Giselle Moreno com “Fragmentos sobre o amor”, um espetáculo que está em processo de construção.
Neste espetáculo, a companhia se propõe a explorar o amor em suas mais diversas formas e nuances, utilizando a vibrante e expressiva linguagem do jazz dance. A coreografia é assinada por Giselle Moreno com contribuições dos bailarinos e direção artística de Elthon D’Santos, que juntos trazem uma abordagem inovadora e sensível, capturando a essência do amor sobre o olhar dos bailarinos intérpretes.
O encerramento das noites será com apresentações especiais dos Grupos Estrela Guia Juvenil AMFMT e Siriri Estrela Divina AMFMT, dos cururueiros.
Os dançarinos inscritos terão a oportunidade de participar de dois workshops com as ícones do Jazz, Regina Sauer, e do Ballet, Cecilia Kerche.
Regina é diretora do Centro de Artes Nós da Dança - CAND, em Copacabana, e durante 20 anos assinou coreografias de comissões de frente, alas e carros alegóricos para o carnaval carioca. Viaja pelo Brasil como jurada em festivais e conduzindo workshops. Neste ano foi jurada da pré-seleção da modalidade jazz, no Festival de Dança de Joinville. Acabou de coreografar o filme O Rei da Feira, com Leandro Hassum.
Já Cecilia, é bailarina internacional da dança clássica, primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Embaixadora da Dança outorgada pela UNESCO. Com mais de 30 anos de carreira é membro de bancas avaliadoras de renomados concursos internacionais, incluindo Benois de la Danse. Segue a carreira artística ministrando aulas e consultorias artísticas, palestras e workshops.
INGRESSOS
Para assistir o Festival e vibrar com muita dança, o ingresso pode ser adquirido no dia, na bilheteria do Teatro da UFMT, ou pelo WhatsApp (65) 992274685, pelo valor promocional de R$ 20,00.
Da assessoria