Casa de Adobe estreia sala de cinema com documentário sobre universo cinematográfico de MT
Antiga residência de Corsino do Amarante reflete a elegância da arquitetura do século 19, aliada ao contemporâneo, com um rico acervo de arte e gastronomia
No mês que celebra o Patrimônio Histórico Nacional, a representatividade secular evidenciada em paredes de adobe da casa onde viveu o coronel Manoel Peixoto Corsino do Amarante, na antiga Rua de Baixo, uma das primeiras de Cuiabá, hoje Sete de Setembro, será cenário para o projeto “Cine Adobe”, que estreia neste sábado (24.) com a exibição gratuita do documentário Paradiso de Aníbal. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, a Casa de Adobe, uma edificação requalificada de um casarão no Centro Histórico da capital, vai celebrar a emocionante viagem ao passado cinematográfico de Mato Grosso com alunos de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e o historiador Aníbal Alencastro.
Aníbal Alencastro trabalhou em diferentes salas de cinema em Mato Grosso nas décadas de 1950 e 1960. E, no documentário, o projecionista faz um tour pela história dos cinemas antigos de Cuiabá. No presente, o apaixonado cinéfilo se recorda de histórias emocionantes que irá contar em um bate-papo ao final da exibição do documentário.
O projeto "Cine Adobe" em Cuiabá tem o desejo de preservar e valorizar o patrimônio histórico da cidade ao revitalizar um casarão no Centro Histórico: a Casa de Adobe, e transformar uma de suas salas em um pequeno cinema, em busca de consolidar um espaço cultural que proporcionará experiências enriquecedoras para a comunidade, por meio de agendamento de visitação. Por isso a estreia no mês que comemora o Dia do Patrimônio Histórico Nacional (17 de agosto).
A Casa de Adobe permitirá que as pessoas tenham acesso ao patrimônio cultural, que possui um significado simbólico poderoso ao apreciar a arquitetura antiga restaurada, por meio da exibição de filmes. Além da oportunidade de desfrutar de um rico acervo de arte e da gastronomia com ingredientes regionais, aliado ao contemporâneo, que traz uma cafeteria e a música com o Jazz, apoiado por um belo e clássico piano Essenfelder.
O casarão tem o potencial para se tornar um cartão postal de Cuiabá, onde reserva um chafariz, um pé de palmeira bocaiúva resgatado durante as obras da escadaria do Centro Histórico e plantado em uma fossa que existia no Casarão. Além de vista para a torre da Igreja de São Benedito, uma das mais antigas de Cuiabá, localizada na Prainha. A Casa de Adobe é um exemplo de como utilizar de forma moderna um patrimônio histórico, gerando memórias e estimulando a preservação do patrimônio cultural.
Cine Adobe
Patrocinado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, do edital da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Lei Paulo Gustavo – Cine Embornal, e apoio do Cineclube Coxiponés, “o projeto Cine Adobe nasceu do desejo de conectar casarões históricos a espaços culturais, após visitar locais encantadores ao redor do mundo. Ao descobrirmos o imóvel que originou a Casa de Adobe, nos apaixonamos pela ideia de vê-lo restaurado, iniciando a materialização desse sonho”, destaca o fotógrafo e produtor cultural, Wersley Aguiar.
E a primeira exibição será do documentário Paradiso de Aníbal, com direção, produção e roteiro de Diego Baraldi, montagem e som de Isabelle Almeida, com fotografia de Moacir Francisco de Sant’Ana Barros e direção de arte de N/A. O elenco traz o historiador Aníbal Alencastro; Vera Conceição, Fernandes Alencastro, Miguel Fernandes Alencastro; José Mário Fontes Amiden; Cristóvão Gonçalves; José Antônio Marinho (Magal); Baraldi e Moacir.
A ideia é fornecer exibição gratuita de curta-metragem do Cinema Nacional, principalmente mato-grossense.
A Casa de Adobe
Durante o processo de restauração, que durou seis anos, priorizou-se evidenciar suas paredes de adobe original, fabricado entre 1.700 e 1.800, que inclusive motivaram o nome do empreendimento.
Outro elemento característico do patrimônio é o pátio central, que compõe o cenário desses casarões. Neste pátio é possível contemplar um encantador jardim com uma escada espiral de ferro fundido, datada do século 19, e ouvir o barulho de um chafariz elaborado com a estética da época.
A casa onde residiu Corsino do Amarante e a esposa Balbina Amarante Orlando, está estruturada para ser um centro cultural cujo acervo conta com obras de artes de renomados artistas mato-grossenses, antiguidades, e um café cultural.
Além de expoente coronel do Exército do século 19, professor da Escola Militar e preceptor (mentor) dos filhos de Dom Pedro II, Corsino do Amarante tem destaque como intelectual patrono da cadeira 21 da Academia Mato-grossense de Letras.
Serviço
A exibição de filmes é destinada para um público limitado, ao pequeno cinema, e para o agendamento do Cine Adobe o contato é o (65) 99811-0077. Mais informações pelo perfil do Instagram @casadeadobecuiaba e pelo e-mail casadeadobecuiaba@gmail.com.
Da assessoria
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.