Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
12:33:05
informe o texto

Notícias / Literatura

11/08/2020 às 12:42

Escritoras de MT integram coletânea que conecta poetas da língua portuguesa

Luciene Carvalho e Maria Elizabete Nascimento têm seus poemas publicados em ‘Conexões Atlânticas’, junto a outros brasileiros e portugueses

Maria Clara Cabral

Escritoras de MT integram coletânea que conecta poetas da língua portuguesa

Foto: Arquivo pessoal

Duas mato-grossenses compõem, junto a outros escritores brasileiros e portugueses, uma coletânea de poesias que vem promovendo a produção literária lusófona. ‘Conexões Atlânticas’ traz dois poemas de Luciene Carvalho, membra da Academia Mato-grossense de Letras (AML), e outros dois de Maria Elizabete Nascimento, pesquisadora em Cáceres.

Maria Elizabete é poeta e professora de linguagens no Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação Básica/CEFAPRO. Foi ela quem tomou conhecimento do projeto, depois de ter participado de outra coletânea portuguesa, da mesma idealizadora, intitulada ‘Mulherio das Letras’.

Pesquisadora da Literatura produzida em Mato Grosso, Maria Elizabete participou de inúmeros eventos acadêmicos apresentando reflexões sobre a produção de Luciene Carvalho, a primeira mulher negra a conquistar uma cadeira na AML.

“Tenho amizade e carinho por Luciene e escrevi inúmeros trabalhos sobre suas produções. Produções que caminham pelos labirintos do ser mulher com identidades múltiplas que se conjugam, se irmanam”,
declara a escritora. Além disso, as reflexões supracitadas estão publicadas em livros e em jornais literários.

‘Conexões Atlânticas’ tem como objetivo a divulgação de autores que escrevem em língua portuguesa, a fim de "congregar sonhos poéticos na conexão entre Brasil e Portugal, fortalecendo a poesia nas duas margens do Atlântico".

A frase poética de Jorge Luís Borges: "Todas as coisas do mundo conduzem a um encontro ou a um livro” ilustra acoletânea, que está em sua 5ª edição.

A obra é produzida pela produtora In-finita, com a coordenação de Adriana Mayrinck e Emanuel Lomelino. A capa é de Julia Mayrinck.

As autoras

Luciene Carvalho ocupa a cadeira n. 31 da Academia Mato-grossense de Letras e é autora de inúmeras obras que conquistaram prêmios e condecorações, sendo Dona (Carlini & Caniato, 2018) o livro mais recente.

São elas: ‘Sumo da lascívia’; ‘Aquelarre ou o livro de Madalena’; ‘Porto’; ‘Cururu e Siriri do Rio Abaixo (Instituto Usina)’; ‘Caderno de caligrafia (Cathedral)’; ‘Teia (Teia 33)’; ‘Devaneios poéticos: coletânea (EdUFMT)’; ‘Insânia (Entrelinhas)’ e ‘Ladra de flores (Carlini & Caniato)’.

Parte importante do seu trabalho se faz em shows poéticos como declamadora, em que une figurino, efeitos cênicos e trilhas musicais para oferecer sua poesia viva e colocá-la a serviço da emoção da platéia.

Maria Elizabete tem dois livros publicados. O mais recente, ‘Asas do inaudível em luzes de vaga-lume (Tanta Tinta, 2019)’, marca sua estréia na poesia.

Já ‘A educação ambiental & Manoel de Barros – Diálogos poéticos’ (Paulinas), de 2012, é resultado de sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com orientação da pesquisadora Michèle Sato.

Sua pesquisa de doutorado intitula-se 'Dunga Rodrigues: uma jornalista no território da ficção',
com orientação de Elza Miné, professora da Universidade de Sao Paulo (USP)tem previsão para ser publicada em abril de 2021 pela editora Aprris/Paraná.

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Azuila 11/08/2020 às 00:00

    MARAVILHOSAS ???????? LUCIENE CARVALHO REPRESENTA AS PRETAS DA QUEBRADA AS PERIFÉRICAS AS DONA

  • Mano raul 11/08/2020 às 00:00

    A Luciene Carvalho ela é a melhor do Brasil e do mundo ....

 
Sitevip Internet