Cuiabá, sábado, 12/10/2024
00:00:18
informe o texto

Notícias / Gastronomia

06/09/2024 às 15:54

CHOPPÃO

Restaurante tradicional completa 50 anos como ponto de encontro de Cuiabá

Patrimônio gastronômico está na Capital mato-grossense deste 1974

Gabriella Arantes

Restaurante tradicional completa 50 anos como ponto de encontro de Cuiabá

Foto: Reprodução

Tradição na história gastronômica de Cuiabá, o Choppão está completando 50 anos em 2024. Localizado no número 44, do bairro que hoje se chama Goiabeiras, onde funciona desde 1974, o restaurante ganhou o coração e os paladares dos cuiabanos.

Além de ser um local para beber um chopp gelado e saborear os pratos da culinária da Capital, como é o caso do delicioso escaldado, o restaurante se consolidou como um ponto de encontro da população.

O estabelecimento foi fundado num grande quintal cheio de mangueiras, que margeava o fim da avenida Getúlio Vargas, a saída do centro para os bairros mais afastados da cidade.

Ironicamente, quem fundou o restaurante foram dois mineiros, Geraldo Barbosa e seu filho Ruiter Barbosa. No espaço, eles abriram a Lanchonete Mangueiras que, logo depois, recebeu o nome icônico Choppão.

Depois de um hiato de 14 anos, em 1988, dois irmãos paulistas, Mário Luiz de Andrade e Fernando Quaresma de Andrade, assumiram o local e decidiram transformar o Choppão no restaurante mais tradicional de Cuiabá.

Com a experiência das madrugadas de pão na chapa e café pingado no bar Pala a Pala, em São Bernado dos Campos (SP), ambos geriam o estabelecimento com dedicação e talento.

Mário sempre buscava inspiração em suas viagens ao redor do mundo para os pratos. Um deles que eternizou no cardápio do restaurante foi a Picanha Portenha, fruto de uma das jornadas gastronômicas na Argentina.

No entanto, em 2018, Mário faleceu e Fernando continuou a tarefa de manter o Choppão vivo. Com sua paixão pela gastronomia e seu respeito pelas raízes, ele continua a inovar e surpreender os clientes, sem perder a essência do ícone.

“É um lugar para celebrar a amizade, o amor, a vida. [...] Tive a sorte de compartilhar a vida com esse ser humano maravilhoso, amoroso, até a sua despedida, sentar-se numa mesa do Choppão, ou simplesmente passar por lá”, disse a esposa de Mário, Kaene Almeida.


Com informações assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luís mauro Soares da silva 07/09/2024 às 00:00

    Essa tradição do chopão é muito importante para os cuiabanas eu sempre frequentei esse local, lembro eu nos carnavais qdo a escola de samba deixa cair iniciava lá e decia av Getúlio vagas, tempo bom

 
Sitevip Internet