Criado em meados de 1990, na Baixada Cuiabana, o lambadão é um gênero musical vibrante, que conquista cada vez mais adeptos. Ele surgiu a partir da mistura de vários ritmos, como o carimbó, a lambada e o rasqueado. Em sua homenagem, grupo de dança fará uma apresentação alusiva gratuita nesta terça-feira (10), em Cuiabá.
Estrela Dalva (Poconé), Os Maninhos, Banda Signus, Scort Som, Banda Stillus Pop Som e o cantor Chico Gil estão entre os grupos de lambadão que mais se destacam no Estado.
Além de animar o público, o ritmo também transforma vidas. Como foi o caso do dançarino e coreógrafo Vlademir Oliveira dos Reis, 40 anos. Ele trabalha com o lambadão há cerca de 18 anos.
“A dança salvou a minha vida. Eu era dependente químico e a dança me resgatou dessa vida. Como gostava de lambadão, eu via a necessidade de fazer com que o lambadão não deixasse cair no esquecimento”, disse ao Entretê.
Vlademir ainda contou que começou a dançar o gênero por influência dos pais, em 2002. “A minha família era bastante festeira, desde os 11 anos eu já saía para as festas com os meus pais. Porém, eu fui profissionalizar no mundo da dança a partir de 2002. E de lá pra cá, construí essa trajetória”.
Oliveira é um dos integrantes do grupo de dança Lambadeiros de Elite, que é composto por 16 dançarinos. Eles vão apresentar seu novo espetáculo “Ritmos Digoreste”, em comemoração ao Dia do Lambadão, celebrado nesta terça-feira.
“A gente montou o grupo em 2016 e, em 2019, encerramos na pandemia. Agora, estamos voltando com esse trabalho em um novo formato”, explicou o dançarino.
A apresentação está marcada para esta terça, a partir das 19h30, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. Os ingressos são gratuitos, mas para garantir o lugar, é preciso retirar os bilhetes através deste link.
Durante o evento, ainda haverá ainda a entrega do Prêmio Jaime de Queiroz, destinado a homenagear figuras importantes que colaboraram com a difusão do ritmo genuinamente mato-grossense.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.