Desde sua criação o Coro Experimental MT vem deixando a sua marca no cenário artístico mato-grossense por sua versatilidade e disposição a novas parcerias. O grupo, que estreou com a Orquestra do Estado de Mato Grosso em junho de 2017, num espetáculo em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, fará participação especial no espetáculo “Bença Vó” no Quintal de Dona Domingas, na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, nos dias 24 e 25 de setembro (terça e quarta-feira), às 20h30.
A aproximação do Coro com a Associação Cultural Flor Ribeirinha aconteceu graças ao fato de Jefferson Neves ter passado a integrar o time de músicos nas apresentações nacionais e internacionais do grupo fundado por Domingas Leonor da Silva. Aos poucos, o cuiabano Jefferson, que está à frente do CEMT desde sua criação junto com Tuanny Godoi, foi se apaixonando pelo Flor Ribeirinha e se sentindo “neto” de Dona Domingas, a grande homenageada no espetáculo “Bença Vó”.
Com direção geral de Avinner Silva, neto de Dona Domingas, “Bença Vó” conta a história da fundadora do Flor Ribeirinha e, por meio dela, mostra a força das mulheres ribeirinhas e os saberes ancestrais que compõem o seu legado, mesclando raízes indígenas, paraguaias e africanas. O espetáculo traz canções originais, entre elas, uma composição de Jefferson Neves, e naturalmente não poderia deixar de louvar o siriri cuiabano e as tradições que tornaram famoso o grupo criado em São Gonçalo Beira Rio.
“Para mim, é uma grande alegria poder juntar no mesmo espetáculo os dois grupos que amo: Flor Ribeirinha e Coro Experimental MT. Espero que este seja o primeiro de muitos trabalhos em conjunto”, comenta Jefferson Neves, que assina a direção musical de “Bença Vó” e acaba de retornar de apresentações com o Flor Ribeirinha na Rússia.
O espetáculo também terá a participação especial de Estela Ceregatti, Ópera Ballet e do grupo Semente Ribeirinha. A direção coreográfica fica por conta de Mariana Laura, Daniele Morais e Michel Brito, os figurinos são de autoria de Rammer Conde e Edilaine Domingas. A produção executiva está a cargo do Instituto INCA, o roteiro foi desenvolvido por Aline Veloso e a identidade visual tem a assinatura do artista Adriano Figueiredo. “Bença Vó” tem o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer-Secel/MT, e está sendo realizado graça a parcerias com a iniciativa privada.
Da assessoria