Com visitas guiadas inclusivas, a programação da exposição Fotocênicas entra na reta final. Em cartaz no Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc), no Centro Histórico da capital, a mostra de fotografias exibe 250 imagens de espetáculos de teatro protagonizados por artistas de Mato Grosso. Com entrada gratuita, segue aberta à visitação até o dia 28 de setembro, todos os dias, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Exceto no último dia, a visita será até às 12h.
Além da exposição do rico acervo que revela um panorama das artes da cena, o artista visual Fred Gustavos preparou ambientação especial que remete ao teatro. Desenvolveu ainda, programa de atividades de atividades complementares, interativas, de formação e debate para ampliar o impacto social.
“Ao promover o ‘encontro das águas’ das artes cênicas com as artes visuais, tive a intenção de estimular também, a participação dos profissionais dos dois setores, de pesquisadores que desenvolvem o pensamento crítico sobre o teatro produzido em Mato Grosso, e especialmente, de alcançar e incluir, os mais diversos públicos”.
Nesta segunda-feira (23), a audiodescritora, Thayana Bruno, fará visita guiada especialmente desenvolvida para atender pessoas com deficiência visual.
A exposição
Fotocênicas exibe imagens que revelam a produção artística de mais de 60 artistas ou companhias em mais de 130 espetáculos, que integram o acervo do artista visual Fred Gustavos.
A mostra é resultado da curadoria de um acervo construído ao longo de oito anos de carreira, registrando artistas, companhias e artistas solo, em apresentações em Mato Grosso, outros estados e palcos internacionais. Inclui-se ainda, fotos de ensaios, divulgação e bastidores de espetáculos de dança, teatro, performance e contação de histórias. A curadoria foi realizada em parceria com um dos grandes nomes da arte brasileira, o fotógrafo Emídio Luisi.
O projeto da Fotocênicas foi selecionado no edital Viver Cultura, do Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT. À equipe da exposição, somam ainda, Angélica Almeida, na produção executiva, e os artistas Douglas Peron e Karola Nunes, que assinam a expografia e trilha sonora, respectivamente.
O artista
Fred Gustavos é artista visual e fotógrafo que desde 2016 apresenta seus trabalhos em concursos, exposições solo e mostras coletivas. Elegeu autorretrato como linguagem para refletir questões contemporâneas através de processos de fotografia expandida e experimentos estéticos. Em 2018 teve sua primeira individual “Flora et lumen” e foi finalista na 2ª temporada do reality-show “Arte Na Fotografia” do canal Arte 1. E debuta, em 2020, na fotografia documental com o projeto Cuiabanato - Retratos de Artesãos. É premiado em fotografia no maior evento de artes do Centro Oeste Brasileiro, no 26º Salão Jovem Arte de Mato Grosso.
Serviço
Segunda 23/09
14h Visita guiada na exposição de Acessibilidade Aberta com Thayana Bruno, que receberá visitantes com deficiência visual
Da assessoria