Quem passar de carro ou a pé próximo ao viaduto da BR-163, em Nobres (a 122,4 km de Cuiabá), poderá conferir pinturas com figuras regionais feitas pelo artista plástico Adriano Ferreira. A estrutura fica localizada na entrada da cidade e é uma das maiores de Mato Grosso.
Adriano foi o artista escolhido para pintar os 12 pilares do local. A tarefa não foi fácil, eles possuem mais de seis metros de altura. Conforme Ferreira, são necessários quatro dias para ilustrar cada painel.
“É o trabalho de maior grandeza, de dimensão e estudo. Em todos os sentidos, é um marco para minha carreira. O desafio era transformar um dos lugares mais lindos do Estado em arte. Os pilares são gigantescos”, contou ao Entretê.
Com o seu próprio toque artístico inconfundível, Adriano retratou fauna, flora, cultura e gastronomia do município, que é muito conhecido por suas belezas naturais, como cachoeiras, grutas, rios e nascentes.
“Eles não queriam paisagens e sim criar uma identidade e uma estética próprias para Nobres. Para que, com o tempo, esses símbolos se tornassem parte da cultura. Meu primeiro passo foi criar um símbolo, um ícone e uma estética para a água. Que seria o ponto de início para tudo, porque Nobres me lembra água. E a água seria o maior símbolo, e foi o que a gente fez”, eplicou.
Para ilustrar a estrutura, ele precisou estudar sobre a cidade e seus pontos turísticos. “Fiquei mergulhado em Nobres 24h, o tempo todo vendo fotos e vídeos. E consegui buscar o que simbolizava dentro desses temas. Qual era a folhagem que tinha no local e qual a visão que as pessoas mais tinham na lembrança. Foi um trabalho bem aprofundado, desenvolvendo cada símbolo e ícone”, disse.
As artes do viaduto ficarão prontas na próxima semana. Em suas redes sociais, Ferreira mostra o seu trabalho. Mais informações: @aff.arte.
O artista plástico Adriano Ferreira evidencia a cultura mato-grossense, principalmente a cuiabana, através da arte. Ele começou a praticar aos 15 anos de idade, por influências da família.
Com mais de uma década dedicando sua vida à pintura, as obras do artista são marcadas pelas cores vibrantes e curvas. Além das telas, Adriano ainda pinta viadutos, paredes e o tradicional instrumento de Mato Grosso, a viola de cocho.
O artista também ganhou notoriedade ao romper os limites do estado, expondo suas obras em Portugal, Miami e São Paulo.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.