O Centro Cultural Valdon Varjão, em Barra do Garças (512 km de Cuiabá), recebe nesta terça-feira (26), às 19h, o lançamento do documentário “Entre Vales e Sonhos”. A inspiração da obra surgiu na disciplina ‘Educação do Campo’ ministrada pelo professor Maurício Guedes, do curso de Letras do Campus do Araguaia e teve apoio do Núcleo de Produção Digital (NPD).
O documentário recebeu o prêmio de melhor Curta Realidade, noFestival Curtas Canedo 2024, no município de Senador Canedo, Goiás. Personagens e equipe de produção participarão do lançamento.
Com duração de 20 minutos, o curta-metragem foi produzido no distrito do Vale dos Sonhos, em Barra do Garças e registra os desafios e sonhos dos estudantes da zona rural. Segundo Mauricio Guedes, a ideia inicial era somente entrevistar estudantes da zona rural para os acadêmicos conhecerem mais sobre a realidade. “Durante o processo, resolvemos criar o documentário”, explica.
Luiza Gabriela da Silva, egressa do curso de Letras do Câmpus do Araguaia, que participou da produção do documentário, destaca o aprendizado que foi participar dos bastidores e das entrevistas, se dedicando a ouvir atentamente a fala dos entrevistados e escolhendo os momentos exatos de fazer as perguntas. As dificuldades dos alunos em terem acesso à educação e alimentação, e os sonhos dos jovens, “enquanto alguns quererem sair da comunidade em busca de grandes empregos, outros jovens quererem continuar na zona rural perto da família”, despertaram a atenção da estudante.
Tanto o professor Gilson Costa, que é coordenador do NPD, quanto o professor Mauricio Guedes acreditam que o documentário deve trazer mais visibilidade para a Educação do Campo e mostrar as dificuldades que a comunidade da zona rural tem em ter acesso ao que é direito dela.
O diretor e professor Maurício Guedes ressalta que o documentário começou a ser produzido antes da pandemia da covid-19, e a necessidade de fazer uma pausa na produção foi um grande desafio, consequentemente “o material ficou muito tempo parado e as equipes de trabalho mudaram”, aponta.
O NPD participou da produção do documentário, tanto na gravação, na edição e na divulgação. O Núcleo é um projeto de extensão do curso de Jornalismo da UFMT, Campus Araguaia, que fomenta a produção audiovisual na região. Recentemente, a produção do NPD, Fragmentos de Alda foi premiada como Melhor Curta Documentário Universitário na 23ª Mostra de Independente e Universitário da América Latina (MAUAL).
Prêmios e mostras
O documentário Entre Vales e Sonhos, no último final recebeu o prêmio de melhor curta realidade, no Festival de Curtas Canedo 2024, no município de Senador Canedo, Goiás. Em outubro foi selecionado para participar da 23ª Mostra de Independente e Universitário da América Latina (MAUAL) na categoria documentário Paralelo. No início de novembro, nas cidades de Cuiabá e Rondonópolis, foi apresentado na 7ª Mostra SESC de Cinema. Guedes destaca estar muito feliz com as indicações, pois isso significa que a produção está cumprindo o objetivo de levar a sociedade a discussão sobre a educação no campo e sua realidade.
Após a exibição em Barra do Garças acontecerá a apresentação do documentário no distrito de Vale dos Sonhos em três de dezembro.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.