05/11/2019 às 13:41
Mirella Duarte
Para tirar sonhos do papel e fortalecer alternativas financeiras ao mercado feminino, uma feira só para empreendedoras mulheres tem ocorrido em Cuiabá. Já na quarta edição, ela foi batizada de Expomulheres e, com sete organizadoras, busca resultados significativos para algumas transformações. Não é só uma feira e nem só um grupo de mulheres. Unir as duas coisas “forma” um movimento novo na Capital, e a meta é mudar vidas. Segundo uma das organizadoras, Deise Bansemer, tem sido um desafio – mas bastante recompensador. “Fortalecer o empreendedorismo feminino em Cuiabá de forma teórica, pode parecer fácil. No entanto, tirar isso do papel e colocar em prática de maneira coletiva é mais complexo. Buscamos resultados e, com o decorrer do tempo, abrangência”, diz.
Deise ainda revela que a meta é buscar cada vez mais empreendedoras mulheres, e para isso, estão vencendo vários paradigmas. “Aqui, de uma forma geral, muitos preconceitos ainda não foram vencidos. Seja na quebra de preconceitos com casais de mulheres homossexuais, mães ou qualquer outro tipo de característica que faça com que elas sofram na sociedade”, frisa.
A organizadora defende que apesar de parecer algo pequeno, para muitas são sonhos se realizando. “Elas unem vontade com a oportunidade. Começam sozinhas e, aos poucos, envolvem toda família. Com certeza pode virar a renda principal de muitas famílias, não só um bico”, acredita.
A feira
Além de artesanatos, moda afro, produtos importados, guloseimas, são ofertados até produtos sensuais nessa 4ª edição do Expomulheres – Feira de Empreendedoras, que ocorre sábado (09). O evento inicia as 16h e segue até 21h, no Centro Cultural Casa Cuiabana e te, a entrada gratuita. Voltada para toda a família, no espaço imenso que é a Casa, debaixo de mangueiras com música ao vivo e gastronomia local.
Ao todo são 37 expositoras de Cuiabá e região e o número de mulheres envolvidas nesta edição é quase o dobro da feira de outubro e cinco vezes mais que a primeira edição, que ocorreu em julho deste ano. “Eu acredito que as mulheres unidas são mais fortes, ganham coro e fica mais difícil do preconceito sobressair. A mulher é muito poderosa, mas, às vezes, ela precisa se sentir segura e uma ajuda a outra”, conta Deise, que está no grupo feminino desde a concepção, oferecendo seus doces e bolos de forma autônoma pela Doce Vida em Potes.
Na programação cultural, haverá apresentação de dança cigana, com o grupo Resgate de Ser Mulher, e de dança do ventre e dança cigana-árabe, com o grupo Hayat Dance. A dupla feminina “Dani e Jô” interpretará, ao vivo, o melhor da MPB e Pop Internacional. Ainda haverá um bate-papo com a enfermeira Beluci Soares, do Espaço Maternitá, sobre prevenção do câncer de mama.
A Casa Cuiabana não oferece estacionamento próprio, mas a organização do evento contratou segurança para vigiar as ruas próximas. E os interessados também não precisam se preocupar com chuva, toda a feira contará com tendas. Haverá, ainda, distribuição de mudas de plantas, por meio do Projeto Verde Novo.
Serviço
4ª Expomulheres – Feira de Empreendedoras
Data: Sábado (9/11), das 16h às 21h
Local: Centro Cultural Casa Cuiabana (Av. Gen. Valle, 181, bairro Bandeirantes, região central de Cuiabá)
Informações: Instagram @expomulherescuiaba e pelos telefones (65) 9 8109-3100 e 9 99625-5350
Entrada franca
01/11
31/10
31/10
31/10
31/10