Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
02:27:55
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

19/08/2020 às 10:55

Fotógrafo vende obras para ajudar indígenas Ikpeng em 'lockdown' na floresta

109 famílias saíram de suas aldeias para se refugiar da covid-19 em acampamentos provisórios, e arrecadam fundos para necessidades básicas

Maria Clara Cabral

Fotógrafo vende obras para ajudar indígenas Ikpeng em 'lockdown' na floresta

Foto: José Medeiros

Com a memória de epidemias passadas e preocupados com a preservação de suas comunidades do novo coronavírus, o povo indígena Ikpeng, do Xingu, saiu das aldeias para se refugiar na mata em acampamentos provisórios. Uma forma de proteger seus anciões, mais vulneráveis à covid-19 e principal fonte de saberes culturais.

Uma campanha, que vem ao encontro dessa estratégia de sobrevivência, visa suprir as necessidades de 109 famílias durante o “lockdown” próprio. Assim, arrecada fundos para questões básicas, como segurança alimentar, produtos de higiene e sistema de radiofonia, meio de comunicação entre as famílias e equipes de saúde.

Para ajudar na campanha, o fotógrafo e documentarista José Medeiros disponibilizou,
neste Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto,cinco obras que compõem o projeto ‘Já Fui Floresta’ para venda. Também é possível contribuir doando para uma vaquinha online (link aqui).

As fotos são impressas em material papel algodão, formato 20x30, com investimento de R$ 180 a unidade. Estão inclusas despesas de envio por correio, em carta registrada, ou retirada em Cuiabá (a combinar). O pagamento deverá ser efetuado diretamente por depósito na conta da Associação Indígena Moygu Comunidade Ikpeng (dados abaixo).


O povo Ikpeng, com antiga denominação Txicão, da família lingüística Karib, são originários do Amazonas. Nômades, foram migrando para outros territórios e, em uma longa trajetória pelos rios, chegaram a Terra Indígena Xingu (TIX), em Mato Grosso, onde se estabeleceram.

"No início da década de 1960, percebemos que grupos de garimpeiros estavam invadindo nosso território, com risco de novos conflitos. Os primeiros contatos foram traumáticos, vimos nossa população se reduzir a 56 indivíduos, quase fomos dizimados pelas epidemias de gripe e sarampo", lembram.

Após o segundo contato com os irmãos Villas Bôas, em 1967, os
Ikpeng doramconvencidos a viver no TIX, onde compartilham a gestão territorial e cultural com 15 povos. Atualmente, estão distribuídos em oito aldeias: Moygu, Arayo,Tupara, Rawo, Kumari, Paranua, Kurure e Polo Pavuru.

Conta para depósito/transferência:

Banco Brasil 001
AG. 1319-6
CC. 14.282-4
CNPJ: 05.264.209/0001-86

Associação Indígena Moygu Comunidade Ikpeng

Confira as fotografias à venda:
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luciano Ogura Buralli 06/10/2020 às 00:00

    Olá José Medeiros, boa tarde! Gostaria de adquirir a foto 2/6 (crianças deitadas). Para qual e-mail ou whatsapp que eu envio o comprovante? Parabéns pelas fotos e pela campanha! Muito grato, Luciano Ogura

 
Sitevip Internet