Cuiabá, sábado, 18/05/2024
22:03:01
informe o texto

Notícias / Artes

20/08/2020 às 10:32

'In memoriam', UFMT expõe obras de João Sebastião em plataforma virtual

Pintor, desenhista e figurinista, o cuiabano fez carreira em MT e MT do Sul com obras marcadas por referências da fauna pantaneira

Maria Clara Cabral

'In memoriam', UFMT expõe obras de João Sebastião em plataforma virtual

Obra 'Frida e Eu' (2012)

Uma nova exposição virtual ‘in memoriam’ foi lançada na plataforma virtual da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nesta quarta-feira (19). Desta vez, compartilha a expressiva obra do artista visual João Sebastião Francisco da Costa. Confira aqui.

Cuiabano, falecido em 2016, aos 67 anos, foi um dos mais importantes artistas da capital. Além de seus desenhos e suas pinturas, a exposição traz curiosidades da vida de João Sebastião e obras em diversas plataformas.

Em Campo Grande, por exemplo, sua arte ficou muito conhecida pelos figurinos e cenários que criou para o grupo Tetê e o Lírio Selvagem, em que estampou bichos do Pantanal.

Pintor, desenhista, figurinista e professor, João Sebastião descobriu sua vocação para a arte ainda muito jovem, enquanto ajudava sua mãe, a também artista Alexandra Barros da Costa a pintar e fazer bonecas.

Aos 16 anos, iniciou seus estudos de pintura com Bartira de Mendonça, em Cuiabá. Três anos depois, em 1968, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar arte onde entrou em contato com importantes e representativos artistas de tendências modernas.

Entre 1969 e 1972, João viveu em Campo Grande, onde frequentou o Ateliê de Humberto Espíndola e atuou na Associação Mato-grossense de Artes (AMA).
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet