A atriz Zezé Motta interpretará Mãe Bonifácia, símbolo da luta contra a escravidão, que viveu em Cuiabá no século XIX. O filme é dirigido por Salles Fernandes e será gravado em uma chácara de Sorriso (a 420 km da capital).
O longa tem como objetivo não apenas contar a história de Mãe Bonifácia, mas também destacar a importância dessa personalidade. Zezé Motta foi escolhida para interpretar a protagonista por ser considerada a estrela ideal para o papel, devido à sua relevância no movimento negro e à sua força como atriz.
“Eu não consegui imaginar outra pessoa a não ser Zezé Motta para ser Mãe Bonifácia. Não tem como imaginar outra atriz para esse papel. Quando comecei a trabalhar na escrita, a primeira imagem que me veio à cabeça foi Zezé Motta. Primeiro porque é uma estrela fantástica, uma mulher incrível e poderosa. E, segundo, pela sua luta no movimento negro, que acredito se identificar com a história de Mãe Bonifácia. Então, as duas estão ligadas”, explicou o diretor ao Entretê.
A obra também terá um forte envolvimento local, já que 98% do elenco será de Mato Grosso e Cuiabá. As gravações estão previstas para começar entre os dias 20 e 22 de abril e se estenderão até o dia 30 do mesmo mês, com a participação de Zezé Motta. Depois dessa data, a equipe seguirá gravando com os outros atores.
“Vamos reconstruir todo um cenário, toda a vida de Cuiabá antiga em um ambiente controlado. A gente precisa ter silêncio e o controle de movimentação”, disse Salles Fernandes.
O projeto conta com recursos da Lei Cultural Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Salles Fernandes
Salles Fernandes é um cineasta paraibano que se estabeleceu em Mato Grosso desde 1996. Ao longo de sua carreira, destacou-se no cinema, especialmente por meio de curtas-metragens premiados, como O Minhocão do Pari – A Origem da Lenda e Tereza de Benguela, que evidenciam a cultura local.