O episódio do Agora Pod, especial Entretê, desta quinta-feira (20) foi sobre uma tradição centenária mato-grossense: a fabricação de redes, que é feita de forma artesanal pelas redeiras do Distrito de Limpo Grande, em Várzea Grande. O produto começa a ser preparado para ser enviado à exportação.
O grupo é formado por cerca de 50 mulheres que, por meio do tear vertical e fios de algodão, transformam sua arte em redes, bordados, xales, quadros e roupas. As peças têm cores vibrantes e desenhos inspirados na fauna e flora de Mato Grosso.
A confecção de uma rede exige paciência e dedicação. Cada peça pode levar de dois a três meses para ser concluída, utilizando de 30 a 40 novelos de fio.
Uma das belezas dessa arte é a transmissão do saber de mãe para filha. Quando as meninas chegam aos 10 ou 11 anos, começam a ajudar suas matriarcas na produção das redes, aprendendo os segredos da técnica e perpetuando a tradição familiar.
Durante a entrevista, a presidente da Associação das Redeiras de Limpo Grande (Tece Arte), Jilaine Maria da Silva, informou que a entidade está se preparando para expandir seus horizontes. Com a realização de cursos e o aprendizado contínuo, o objetivo é comercializar os produtos em outros países.
Além disso, no bate-papo, a artesã também falou sobre a história do grupo, a exposição no Várzea Grande Shopping, projetos e muito mais.
Confira o podcast:
OAgora Pod - especial Entretêvai ao ar às quintas-feiras, nas seguintes plataformas de áudio:
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.