Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
22:38:59
informe o texto

Notícias / Variedades

27/08/2020 às 08:53

Designers ilustram sonhos e pesadelos durante pandemia da covid-19; veja

Os cenários oníricos foram descritos por mil pessoas nos EUA, entre republicados, democratas e diferentes gerações

Entretê

O ano de 2020 tem sido uma sucessão de intensas emoções difíceis impactando, naturalmente, nosso inconsciente e, assim, nossos sonhos.

Para quem está nos EUA, como se não bastasse enfrentar a pandemia no único país pior que o Brasil em números gerais do novo coronavírus, há ainda as eleições presidenciais que acontecerão em novembro desse ano. O país também tem sido marcado por sucessivos casos de violência policial contra pessoas negras, provocando explosões de protestos contra o racismo estrutural.

Foi diante desse cenário que, nos últimos três meses, o site The Sleep Judge, especializado em avaliações de colchões, camas e outros produtos ligados ao sono, pediu para que os usuários descrevessem seus sonhos. A idéia era que eles fossem transformados em imagens.

A plataforma recebeu descrições de 1.020 pessoas dos EUA sobre o impacto de 2020 nos sonhos foi. O conteúdo foi trabalhado por uma equipe de designers, que partiu de uma seleção de temas recorrentes, assim como de grupos geracionais, para que as ilustrações representassem sonhos de determinados grupos sobre assuntos específicos.

O nome do estudo não poderia ser mais claro: “Como são os sonhos da Covid-19?”.

Resultado

Para quem se identifica politicamente como republicano, por exemplo, os assuntos mais recorrentes em pesadelos são o medo de perder o emprego, de suas cidades ou casas serem saqueadas, das revoltas nas ruas, e das cidades serem destruídas.

Entre os democratas, o temor é de violência armada, em primeiro lugar, seguido de não ser correspondido no amor, medo de sua casa ser invadida, de violência policial, de ser preso, e de violência sexual.

Com relação às gerações, entre os chamados Millennials (ou Geração Y)– nascidos entre 1980 e 1994 – os sonhos se referem, segundo a pesquisa, mais às questões materiais, como ganhar muito dinheiro e alcançar sucesso profissional. Diante da instabilidade do atual mercado, muitos millennials sonham, no entanto, em simplesmente ter um emprego.

Já os chamados Boomers – nascidos entre 1946 e 1964 – também se reconectam em sonho com o passado, encontrando-se com pessoas amadas que já partiram.

E como era de se esperar, um tema se faz presente e recorrente em todos os grupos: a atual pandemia. Alguns mais otimistas sonham com a cura da Covid-19, enquanto outros enfrentam pesadelos de terem contraído a doença, na mesma recorrência com que sonham que seus entes amados contraíram o coronavírus.

O estudo completo pode ser lido em inglês aqui.
Veja as imagens:
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet