Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
19:41:04
informe o texto

Notícias / Cinema

02/09/2020 às 09:39

Pesquisadoras e produtoras brasileiras formam júri da Mostra de Cinema Negro de MT

Edição online começa neste domingo (6) e exibe 38 filmes até o dia 13 de setembro

Maria Clara Cabral

A 5ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso começa neste domingo (6), com edição inteiramente online no site do Coletivo Audiovisual Negro Quariterê. Para premiar os filmes selecionados para exibição, até o dia 13 de setembro, atração a parte é o júri do festival, composto por mulheres negras, com trajetória na produção e pesquisa audiovisual, de diferentes regiões do Brasil.

Durante o evento, estarão disponíveis para acesso gratuito 38 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens de ficção, documentário, animação, experimental e videoclipe, lançados entre 2017 e 2020 (confira a lista aqui). O tema escolhido para a mostra deste ano é ‘Sobre(vivência)’ para falar da resiliência do povo negro.

“O cinema negro no Brasil tem, desde seu nascimento, a força motriz do antiepistemicídio, do antirracismo e da construção de novas potências de viver. Sobrevivemos sabendo que nossos corpos e ideias são os alvos, buscando na ancestralidade os exemplos para (re)construir nossas histórias e (sobre) viver às dificuldades”.

A Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso surge como uma ferramenta para debater e refletir sobre o protagonismo negro no audiovisual, além de ser uma resposta aos anseios de produtores afrodescendentes do Estado de Mato Grosso, que buscam dar visibilidade à produção audiovisual negra regional e nacional.

O evento acontece há 5 anos e é a única do gênero no estado. “Salvaguardar esse evento anual é dialogar com as necessidades, discutir as vivências e estratégias de sobrevivência em um estado fora do eixo. O cinema, enquanto agente transformador de vidas, precisa ter uma parcela de representação nas vidas dessas pessoas e não alimentar estereótipos da representação dos negros no cinema”.

Confira o júri desse ano da Mostra:


Angela Maria: Ifádayíìsi (Angela Maria dos Santos), doutora em Educação. Professora, Pedagoga e graduanda em Sociologia. Especialista e Pesquisadora sobre Relações Raciais na Sociedade Brasileira, Educação Escolar Quilombola e Cultura Afro-brasileira. É quilombola e militante das causas da população negra. Iniciada na Ẹ̀sìn Òrìṣà ìbílẹ̀ (ReligiãoTradicional Yorùbá), sendo Yanifá (Sacerdotisa do Culto Ọ̀rúnmìlà/Ifá) e Sacerdotisa no Culto ao Ọ̀ṣun.


Ana Maria Araújo: Publicitária há 20 anos, Gestora de contas Públicas e Privadas, especializada em produção de Áudio e Vídeo na ESPM SP - Coordenação de Produção, produção de Elenco e Produção de Locação. Atualmente Gerente Comercial da TV Pantanal Rede TV.


Dra. Ana Paula Alves Ribeiro: Bacharel e Mestre em Ciências Sociais (UERJ) e Doutora em Saúde Coletiva (UERJ). Professora Adjunta no Departamento de Formação de Professores e no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ) e no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF). Coordena o Laboratório de Experimentações Artísticas e Reflexões Criativas sobre as Cidades e integra o conselho curador e de redação do Programa Museu Afro Digital Rio de Janeiro (Decult/PR-3/UERJ), atuando desde 2019 também como coordenadora.


Edilene Rodriguez: Atriz, professora de teatro e pesquisadora das artes da cena. Coordenou o Projeto Cinema no Mato por três anos, e formou mais de 150 alunos no audiovisual com curtas-metragens sobre o meio ambiente em quatro cidades de Mato Grosso em Parceria com o Instituto Equipav de São Paulo. Integra o Grupo Teatro Faces de Primavera do Leste – MT desde 2005, mestranda em Teatro pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade de Brasília com intercâmbio na Universidade de Tampere – Finlândia, também graduada em Letras pela Unicesumar. Atualmente coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Teatro – Projeto: Escola de Teatro Faces em Primavera do Leste. Integra o corpo de produtores do Festival Velha Joana que está em sua 13˚ Edição.


Luciene Carvalho: Luciene Carvalho é escritora e poeta. Publicou "Conta Gotas: Sumo da Lascívia", "Aquerrale ou o livro da Madalena"; "Porto: "Cururu e Siriri do Rio Abaixo" (Instituto Usina); "Caderno de Caligrafia" (Cathedral); "Teia" (Teia 33); "Devaneios poéticos" (EdUFMT); "Insânia" (Entrelinhas); "Ladra de Flores" (Carlini & Caniato) e "Dona". Parte importante do seu trabalho, como declamadora, se faz em shows poéticos em que une figurino, efeitos cênicos e trilhas musicais para oferecer sua poesia viva e colocá-la a serviço da emoção da plateia. Luciene ocupa a cadeira nº 31 da Academia Mato Grossense de Letras.


Michelly Thomaz: Michelly Thomaz atua como coordenadora e produtora de arte em cinema. Nasceu em Cuiabá/MT e foi radicada na cidade do Rio de Janeiro por 15 anos, hoje transita entre o eixo Rio e São Paulo. Começou sua carreira como atriz e nas artes visuais e audiovisual desenvolveu seu oficio como produtora. Estudou na Escola EAV – Escola De Artes Visuais Do Parque Lage. Participou de dezenas de exposições, editoriais e campanhas publicitárias.


Rafaela Gomes: Jornalista na área de Cinema, Séries de TV e cultura POP, além de ser crítica e produtora de conteúdos em vídeo. Trabalha com a cobertura de festivais de cinema internacionais e já entrevistou grandes nomes do cinema mundial, como o cineasta Jordan Peele e a atriz francesa Isabelle Huppert.


Sasa Timótheo: Sasa Thimoteo atua no cenário cinematográfico há 9 anos. Participou das oficinas Kinoforum entre 2011 e 2012, recentemente atuou como Direção de Arte no clipe "Omo oya "da Pacha Ana pelo coletivo Rio Vermelho e produção de elenco em parcerias com a produtora Rock Filmes e Agência Dom Pedro.

SERVIÇO
5° Mostra de Cinema Negro de Mato grosso online do dia 6 ao dia 13 de setembro pelo site http://quaritere.com.br/
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet