Cuiabá, segunda-feira, 07/07/2025
18:23:05
Dólar: 5,49
Euro: 6,42
informe o texto

Notícias / Cinema

03/06/2025 às 14:04

CINEMA REGIONAL

Vídeo | Letícia Sabatella destaca riqueza cultural de Cuiabá durante filmagens de 'Religare'

Atriz fala sobre sua conexão com a natureza, a culinária e os saberes tradicionais durante coletiva do filme gravado no quintal do Flor Ribeirinha

Gabriella Arantes

<Font color=Orange> Vídeo </font color> |  Letícia Sabatella destaca riqueza cultural de Cuiabá durante filmagens de 'Religare'

Foto: assessoria

O quintal do Flor Ribeirinha, na comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, recebeu nessa terça-feira (2) a coletiva de imprensa do longa-metragem “Religare", drama social contemporâneo que traz Letícia Sabatella como protagonista.

Vivendo Eloah, uma mulher que retorna às raízes em busca de sentido após uma crise pessoal, a atriz compartilhou suas impressões sobre a experiência de filmar no coração da cultura ribeirinha mato-grossense.

“Tudo o que a gente tem do Mato Grosso é muito rico. O Pantanal, a Chapada, os rios... Isso tudo está ligado a formas de vida tradicionais, como a ribeirinha e a indígena. Se a gente não preserva, a gente perde um tesouro”, disse Sabatella.

Além do mergulho na narrativa do filme, Letícia também vivenciou o cotidiano local. “A culinária daqui é diferente das outras, tem uma suavidade, um uso forte de ervas. Comi peixe todo dia, pacu, farofinha de banana... Tudo delicioso”, contou.

No filme, Letícia contracena com Dona Domingas, referência viva da cultura ribeirinha, que interpreta sua mãe na trama. “Não esperava ser chamada para esse papel. Me senti muito honrada, ainda mais por gravar aqui no meu quintal. [...] “Parece que ela é mesmo minha filha de outra vida”, revelou Domingas.

O filme

Dirigido por Marithê Azevedo e produzido pela Latitude Filmes, Religare entrelaça as histórias de três mulheres em jornadas de reconexão, identidade e pertencimento. Com gravações iniciadas em 24 de maio, o filme segue em produção até o fim de junho.

“Comecei a escrever esse roteiro em 2018, a partir de uma pesquisa extensa. Vivi 15 anos aqui, então tudo foi pensado a partir da geografia e da cultura de Cuiabá”, explicou Marithê.

A diretora de fotografia Fernanda Tanaka também enfrentou o desafio de traduzir a luz intensa do cerrado em linguagem cinematográfica. “O sol aqui é muito particular, é forte, direto, cai rápido. A gente fez um estudo detalhado para aproveitá-lo da melhor forma. [...] A luz virou um elemento da narrativa”, relatou.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet