Valdomiro de Martinho de Campos, de 75 anos, entalha uma viola de cocho ao vivo, com precisão e paciência, durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) 2025, em Cuiabá. Com o tema “Mato Grosso, gigante de oportunidades”, o evento é realizado no Centro de Eventos do Pantanal e segue até domingo (8). A entrada é gratuita.
Artesão há mais de seis décadas, o artesão é um dos guardiões da tradição mato-grossense. “Se a gente não ensinar os pequenos, a tradição morre com a gente. Por isso, ensino nas escolas e levo peças feitas e por fazer, pra mostrar como se faz gamela, pilão, colher de pau e a viola de cocho”, explicou ao Entretê.
A expectativa é atrair mais de 100 mil visitantes durante todo o evento, conforme o vice-presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio Mato Grosso (Cetur-MT) e coordenador da FIT Pantanal, Jaime Okamura.
“Esperamos capacitar cerca de 3 mil pessoas só na Aldeia do Conhecimento. Também ampliamos os espaços de agricultura familiar e artesanato e criamos o Feirão do Turismo com pacotes promocionais”, destaca Okamura.
O vice-prefeito de Sorriso, Acácio Ambrosini (Republicanos), reforça que o evento é uma vitrine para mostrar que o turismo vai muito além das paisagens tradicionais. “O turismo não é só cachoeira. Temos o agronegócio, o turismo religioso, os parques. Sorriso é uma potência do agro, mas também produz mel ao lado das lavouras. Isso mostra que meio ambiente e produção podem coexistir”, afirma.
Sobre o evento
A programação da FIT Pantanal 2025 está estruturada em dois grandes eixos: a Expo Turismo, com estandes de gastronomia, agricultura familiar, artesanato e produtos turísticos; e a Aldeia do Conhecimento, que oferecerá mais de 45 palestras e oficinas com foco no desenvolvimento sustentável, com previsão de capacitar cerca de 3 mil pessoas.
Entre os destaques, estão o Encontro da Amazônia Legal de Turismo de Fronteira, com representantes dos 11 estados da região, que debaterão políticas integradas para o fortalecimento do turismo regional, e a articulação entre Acre, Rondônia e Peru para a reativação da rota Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico, conectando os biomas por um corredor econômico e cultural.
Também integra a programação o inusitado Encontro Nacional de Ufoturismo, que reunirá estudiosos de fenômenos aéreos não identificados, incluindo uma testemunha do caso ET de Varginha.
A FIT Pantanal é uma realização do Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio, Sesc, Senac e IPF), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Conta ainda com o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), do Sebrae-MT e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).
Com informações assessoria
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.