Cuiabá, domingo, 16/11/2025
11:48:13
Dólar: 5,3
Euro: 6,13
informe o texto

Notícias / Turismo

06/06/2025 às 16:00

NO CENTRO DE EVENTOS

'Se a gente não ensinar os pequenos, a tradição morre', diz cururueiro na FIT Pantanal 2025

Evento segue até domingo com programação gratuita que reúne cultura, capacitação e negócios em Cuiabá

Gabriella Arantes

'Se a gente não ensinar os pequenos, a tradição morre', diz cururueiro na FIT Pantanal 2025

Foto: Gabriella Arantes/Entretê

Valdomiro de Martinho de Campos, de 75 anos, entalha uma viola de cocho ao vivo, com precisão e paciência, durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) 2025, em Cuiabá. Com o tema “Mato Grosso, gigante de oportunidades”, o evento é realizado no Centro de Eventos do Pantanal e segue até domingo (8). A entrada é gratuita.

Artesão há mais de seis décadas, o artesão é um dos guardiões da tradição mato-grossense. “Se a gente não ensinar os pequenos, a tradição morre com a gente. Por isso, ensino nas escolas e levo peças feitas e por fazer, pra mostrar como se faz gamela, pilão, colher de pau e a viola de cocho”, explicou ao Entretê.

A expectativa é atrair mais de 100 mil visitantes durante todo o evento, conforme o vice-presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio Mato Grosso (Cetur-MT) e coordenador da FIT Pantanal, Jaime Okamura.

“Esperamos capacitar cerca de 3 mil pessoas só na Aldeia do Conhecimento. Também ampliamos os espaços de agricultura familiar e artesanato e criamos o Feirão do Turismo com pacotes promocionais”, destaca Okamura.

O vice-prefeito de Sorriso, Acácio Ambrosini (Republicanos), reforça que o evento é uma vitrine para mostrar que o turismo vai muito além das paisagens tradicionais. “O turismo não é só cachoeira. Temos o agronegócio, o turismo religioso, os parques. Sorriso é uma potência do agro, mas também produz mel ao lado das lavouras. Isso mostra que meio ambiente e produção podem coexistir”, afirma.

Sobre o evento

A programação da FIT Pantanal 2025 está estruturada em dois grandes eixos: a Expo Turismo, com estandes de gastronomia, agricultura familiar, artesanato e produtos turísticos; e a Aldeia do Conhecimento, que oferecerá mais de 45 palestras e oficinas com foco no desenvolvimento sustentável, com previsão de capacitar cerca de 3 mil pessoas.

Entre os destaques, estão o Encontro da Amazônia Legal de Turismo de Fronteira, com representantes dos 11 estados da região, que debaterão políticas integradas para o fortalecimento do turismo regional, e a articulação entre Acre, Rondônia e Peru para a reativação da rota Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico, conectando os biomas por um corredor econômico e cultural.

Também integra a programação o inusitado Encontro Nacional de Ufoturismo, que reunirá estudiosos de fenômenos aéreos não identificados, incluindo uma testemunha do caso ET de Varginha.

A FIT Pantanal é uma realização do Sistema Comércio de Mato Grosso (Fecomércio, Sesc, Senac e IPF), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Conta ainda com o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), do Sebrae-MT e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Com informações assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet