Cuiabá, sábado, 24/10/2020
19:16:18
informe o texto

Notícias / Arte e Teatro

17/09/2020 às 09:48

Festival terá um mês de teatro por streaming, debates e espetáculos em videoteca

Programação online promove produções de companhias de Cuiabá, leitura de cena, intercâmbios culturais e mais

Maria Clara Cabral

Festival terá um mês de teatro por streaming, debates e espetáculos em videoteca

Conta Vento - Pequena Cia da Cidade

Foto: Fred Gustavos

Desde que foi idealizado, em 2017, O Levante em Cena já propunha ocupar e criar espaços de coletividade em Cuiabá. Naquele momento, a ideia foi promover o encontro de companhias na cidade, com apresentações e debates em torno do fazer teatro em Mato Grosso. A partir do ano seguinte, o projeto deu início a seu processo de interiorização e, em pouco tempo, já ultrapassava fronteiras interestaduais.

Com a eclosão da pandemia do novo coronavírus e o projeto de um festival contemplado pelo Fundo 2019 da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, os artistas foram surpreendidos, como muitos, pela impossibilidade de encontrar o público nos palcos. Meses depois, o cenário ainda continua exigindo adaptações às medidas de distanciamento social, tornando ainda mais latente a necessidade de dar vazão aos processos criativos.  

“Chegou um momento em que vimos que era necessário fazer online. E então nosso grande desafio foi como realizar um festival com cada artista e espectador exercendo o direito de proteger sua própria vida. Porque nós, enquanto Levante, entendemos que o setor cultural precisa trabalhar, sim. Mas, se depender da gente, ainda não precisa sair de casa para fazer isso”, afirma a atriz, diretora e dramaturga Thereza Helena, uma das artistas idealizadoras d’O Levante em Cena.

Em resposta aos desafios e anseios da contemporaneidade, surge assim ‘O Levante em Cena - Festival Digital’, um panorama da produção artística de Cuiabá, totalmente on-line. As atividades ocorrem entre os dias 23 de setembro e 21 de outubro, no site e canal do Youtube. O evento será lançado no primeiro ‘Diálogo Levante’, com o tema “O teatro emergencial”, a partir das 19h, seguido de show da cantautora Karola Nunes, às 20h.


Inhamor, Cia Thereza Helena. Foto: Fred Gustavos

Durante o festival digital, compartilham suas criações gravadas para a ‘Videoteca Levante’ Coletivo Caixas no Caminho, Coletivo Atro, Pequena Companhia da Cidade, Cia Elka Victorino, Solta Cia de Teatro e Cia Thereza Helena. O artista Maurício Ricardo, por sua vez, apresenta suas produções online na ‘Temporada Levante’. 

E o caráter inovador do festival também pede ‘Estreia Levante’, com o espetáculo inédito ‘Banheiros: Home Office’, um intercâmbio entre a Solta Cia de Teatro e Cia Thereza Helena, que também será encenado via streaming. 

Será quase um mês de muita experimentação, com espetáculos teatrais criados ou adaptados para o formato digital – ao vivo ou em vídeo – , além de debates após os espetáculos, intercâmbios e leituras de cena. Esta última ação, realizada em parceria com a plataforma de crítica teatral Parágrafo Cerrado. É que, diante de novos formatos de produção, os artistas também se viram em intenso processo de pesquisa, desenvolvendo, assim, O Levante em Cena em vários eixos.

A utilização de plataformas digitais online possibilitará ainda o encontro com vizinhos latino-americanos, como o pesquisador argentino Jorge Dubatti. Ele trará um debate, mediado por Thereza Helena, sobre a arte feita no continente e as adaptações das formas de convívio no teatro a partir do conceito de “tecnovívio”.

“Como é uma empresa funcionando em home office? A gente já tem uma resposta para isso. Então a nossa pergunta é: como é fazer teatro em home office? E ao mesmo tempo, quais são as fronteiras? Porque o cenário não é um cenário qualquer, é a nossa casa. Então de certa forma estamos convidando o público a entrar na nossa intimidade. Quais as potências dramatúrgicas e técnicas que a gente descobre a partir disso?”, questiona Thereza Helena, que atua em ‘Banheiros: Home Office’.

Concebido a distância, o espetáculo com dramaturgia de Talita Figueiredo e direção de Everton Britto é, inclusive, totalmente pautado no fazer teatro em casa, experimentando essas novas discussões.

Dessa forma, O Levante em Cena radicaliza sua experiência com a "poética da precariedade", já conhecida, na prática, em localidades fora do eixo da indústria cultural brasileira, como Mato Grosso. “Não é porque a gente não tem o que deseja que nós não podemos usar bem o que a gente tem: a invenção. A invenção acaba sendo o elemento crucial para tomarmos coragem de fazer esse Levante online”, explica a artista. 

Programação

As atividades do ‘Levante em Cena – Festival Digital’ ocorrem entre os dias 23 de setembro e 21 de outubro, realizadas em três eixos: apresentações artísticas, pesquisas em artes cênicas e opinião. A programação completa também pode ser consultada no site: http://olevanteemcena.com.br. Confira: 

Confira programação completa:


23 de setembro
19h - Lançamento - Diálogo Levante: O teatro emergencial.
20h – Temporada Levante: Show Karola Nunes. 

24 de setembro
20h – Laboratório Levante: Dramaturgia performativa.

25 de setembro
19h – Videoteca Levante: Carne: uma narrativa sobre a memória - Solta Cia de Teatro.
20h – Bate-Papo Levante: Carne: uma narrativa sobre a memória - Solta Cia de Teatro.

26 de setembro
16h – Videoteca Levante: Teatro Lambe-Lambe – Coletivo Caixas no Caminho.
17h – Temporada Levante:  Forró de Histórias - Maurício Ricardo.
20h – Conferência Levante: Teatrar: territorialidade, produção de conhecimento e a mirada convivial.

27 de setembro
20h – Conferência Levante: O ensino de artes cênicas: Dramaturgias.
30 de setembro
19h – Diálogo Levante: Por dentro da cena.

1 de outubro
19h – Videoteca Levante: Inhamor – Cia Thereza Helena.
20h – Bate-Papo Levante: Inhamor – Cia Thereza Helena.

2 de outubro
19h – Videoteca Levante: No quintal, o mundo! – Solta Cia de Teatro.
20h – Bate-Papo Levante: No quintal, o mundo! – Solta Cia de Teatro.

3 de outubro
16h – Videoteca Levante: Teatro Lambe-Lambe – Coletivo Caixas no Caminho.
17h – Temporada Levante:  Forró de Histórias - Maurício Ricardo.

4 de outubro
19h – Videoteca Levante: Para Menores - Cia Elka Victorino.
20h – Bate-Papo Levante: Para Menores - Cia Elka Victorino.

7 de outubro
19h – Diálogo Levante: Mulheres nas artes da cena.

8 de outubro
20h – Laboratório Levante: História do teatro em Cuiabá. 

9 de outubro
19h – Videoteca Levante: Encardidos – Coletivo Atro.
20h – Bate-Papo Levante: Encardidos – Coletivo Atro.

10 de outubro
20h – Estreia Levante: Banheiros: Home Office - Intercâmbio Solta Cia de Teatro e Cia Thereza Helena

11 de outubro
20h – Estreia Levante: Banheiros: Home Office - Intercâmbio Solta Cia de Teatro e Cia Thereza Helena

14 de outubro
19h – Diálogo Levante: Teatro para infância.

15 de outubro
19h – Videoteca Levante: Conta-Vento – Pequena Companhia da Cidade.
20h – Bate-Papo Levante: Conta-Vento – Pequena Companhia da Cidade.

16 de outubro
19h – Laboratório Levante: Duas cidades, dois perdidos: a criação de “Vai morrer, porco!”
20h – Temporada Levante: Show Somos Som Acústico - Karola Nunes

17 de outubro
20h – Estreia Levante: Banheiros: Home Office - Intercâmbio Solta Cia de Teatro e Cia Thereza Helena.
 
18 de outubro
20h – Estreia Levante: Banheiros: Home Office - Intercâmbio Solta Cia de Teatro e Cia Thereza Helena.

21 de outubro
19h – Encerramento - Diálogo Levante: Perspectivas de Resistência. 


Carne: uma narrativa sobre memória, Solta Cia de Teatro. Foto: Fred Gustavos

O Levante em Cena

Idealizada pelos artistas Everton Britto, Thereza Helena e Yandra Firmo, O Levante em Cena é um coletivo que promove ações de ocupação com apresentações e debates sobre as artes cênicas mato-grossenses desde 2017. A primeira experiência ocorreu no Centro Cultural Casa Cuiabana. No ano seguinte, O Levante em Cena participou da Aldeia Rosa Bororo, ocupando o teatro do Sesc Rondonópolis.

Ainda em 2018, a plataforma ultrapassou as divisas regionais e levou diversos artistas mato-grossenses a Curitiba-PR, para ocupar a Sala Londrina com uma mostra própria dentro da programação do Festival de Teatro de Curitiba. Outra ação interestadual ocorreu em Recife-PE, com a ocupação do Espaço Cênicas, dentro da programação do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos.

No mesmo ano, os integrantes da plataforma idealizaram uma mostra voltada especificamente às crianças. Assim nasceu O Levantinho – Mostra de Teatro para Crianças de Todas as Idades, realizado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

Assim, a plataforma firma, a cada ação, parcerias com diversos grupos e artistas. O Levante em Cena tem orgulho de já ter realizado parcerias com: Cena Livre de Teatro, Cia Aqueles Dois, Cia Elka Victorino, Cia Thereza Helena, Coletivo Atro, Coletivo Caixas no Caminho, Coletivo de Crítica de Artes da Cena Parágrafo Cerrado, Grupo Tibanaré, musicista Karola Nunes, ator e contador de histórias Maurício Ricardo, Pequena Companhia da Cidade, Solta Cia de Teatro, Teatro Plenilúnio e Theatro Fúria.

Com assessoria
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Preencha seu email abaixo para receber atualizações diárias de nossos artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet