Cuiabá, terça-feira, 27/10/2020
11:18:03
informe o texto

Notícias / Arte e Teatro

21/09/2020 às 14:28

Museus de MT integram ação nacional com homenagens a Benedito Nunes e Sodré

Museu de Arte e Cultura Popular e Museu de Arte Sacra de Mato Grosso promovem atividades na 14ª Primavera dos Museus

Maria Clara Cabral

Em plena atividade e experimentação durante a pandemia, dois museus de Mato Grosso integram a programação da 14ª edição do ‘Primavera dos Museus’, ação realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que, em 2020, traz o tema ‘Mundo Digital: Museus em Transformação’.

O Museu de Arte e Cultura Popular (MACP-UFMT) expõe virtualmente obras de Adir Sodré e Benedito Nunes. Dois dos principais nomes das artes visuais de Mato Grosso, os expoentes partiram em 2020, deixando como legado uma rica produção artística que parte da década de 1970.

‘Benedito Nunes em 50 obras’ e ‘A primavera de Adir’ têm início nesta quarta e quinta-feira, 23 e 34, respectivamente, no endereço virtual: www.culturaufmt.wordpress.com.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT) também integra a programação da ‘14ª Primavera dos Museus’, com lançamento experimental do tour virtual 360°, curso sobre patrimônio e tecnologia, além de encontro online de representantes de equipamentos culturais, ação educativa e cine-debate.

O evento virtual ocorre desta segunda-feira (21) até domingo (27) e une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos.

As exposições de Adir Sodré e Benedito Nunes também fazem parte do programa ‘A importância da Cultura nos 50 anos da UFMT’ sob a responsabilidade da Coordenação de Cultura e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso.


Confira a programação:


Benedito Nunes. Foto: Mirante das Artes

23/09/2020 a 31/12/2020
20h às 00h


EXPOSIÇÃO
A mostra “Benedito Nunes em 50 obras”, apresentará por meio da Plataforma Virtual Cultura e Vivência, a trajetória deste artista, in memoriam. Além de celebrar o cinquentenário da UFMT em 2020.

Local: A exposição será virtual, com acesso por meio da Plataforma Cultura e Vivência - https://culturaufmt.wordpress.com/

24/09/2020 a 31/12/2020
20h às 00h


EXPOSIÇÃO
A mostra “A Primavera de Adir”, apresentará por meio da Plataforma Virtual Cultura e Vivência, a trajetória deste artista, in memoriam. Além de celebrar o cinquentenário da UFMT em 2020.


Local: A exposição será virtual, com acesso por meio da Plataforma Cultura e Vivência - https://culturaufmt.wordpress.com/ 

23/09/2020
18h às 20h


ENCONTRO
Encontro de gestores e representantes de museus e aparelhos culturais de MT. O objetivo é avaliar o processo de intensificação das estratégias remotas de educação patrimonial em meio a pandemia.

Local: O evento será por meio de um aplicativo de reuniões e transmitido a todos os interessados, o objetivo é compartilhar estratégias, histórias de sucesso e fracasso desse processo.

24/09/2020
12h


AÇÃO EDUCATIVA
Divulgação de mais "Você Sabia?". O projeto visa apresentar peças do acervo de modo leve e curioso por meio de vídeo.

Local: Por meio das redes do Museu.

24/09/2020
18h às 20h


MESA REDONDA
Cine-Debate. Local: O evento será online e contará com a participação de convidados que irão debater o tema disparador contido no curta-metragem que será exibido. O tema do curta será relacionado a Primavera dos Museus.

26/09/2020
8h às 18h


CURSO
Educação Patrimonial e Novas Tecnologias de Informação. O curso tem ao todo 60h, 2 meses, e a certificação é mediante inscrição, mas no dia 26 as aulas serão transmitidas e a participação será livre.

Local: O curso será a distância em função da pandemia e cada professor ministrará sua aula de casa. Informo ainda, neste campo, que todos os participantes do dia terão certificação digital de 8h.

27/09/2020
8h


ABERTURA
Lançamento experimental do tour virtual 360°.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Preencha seu email abaixo para receber atualizações diárias de nossos artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet