Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
16:53:32
informe o texto

Notícias / Tecnologia

01/10/2020 às 14:09

ÁudioZap: projeto divulga informações a indígenas sobre pandemia

A produção dos episódios é feita de forma integrada por voluntários, indígenas e alunos da UFMT

Entretê

ÁudioZap: projeto divulga informações a indígenas sobre pandemia

Foto: Divulgação

Projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove a divulgação de informações sobre a pandemia de Covid-19 aos povos indígenas de etnias em Mato Grosso. O conteúdo produzido consiste em arquivos de áudio são enviados nos grupos de WhatsApp onde estão o público alvo da ação, com temas que abordam questões urgentes ou educativas relacionadas ao contexto do novo coronavírus.

Os áudios, com duração de quatro a seis minutos, apresentam informações sobre como se prevenir, o que fazer caso esteja doente, como ajudar na contenção da transmissão com barreiras sanitárias, modos de higienização e outros assuntos de preocupação com o contágio em territórios indígenas. O projeto, intitulado ÁudioZap Povos da Terra, completou dois meses de atividades e já produziu oito programas nas línguas faladas pelas etnias.

“Hoje o meio de comunicação mais fácil e rápido é o WhatsApp, esse aplicativo está disseminado em todos os lugares, inclusive nas aldeias e entre os povos nativos. Assim, o Áudiozap Povos da Terra tem como ajudar a esse povo levando as informações de prevenção de forma mais rápida e que é de fácil disseminação. Um líder que reenvia, reforma a credibilidade e fortalece a informação para esse povo”, explica a coordenadora do projeto, professora Andrea Ferraz Fernandez.

Em cada arquivo de áudio, especialistas e profissionais de saúde dão orientações sobre as formas de combate e tratamento da doença, além da participação de representantes das comunidades contando as experiências com a pandemia e as estratégias de prevenção. A produção dos episódios é feita de forma integrada por voluntários, indígenas e alunos da UFMT.

As equipes realizam pesquisas para selecionar os conteúdos, fazem a interação entre o projeto e as populações, gravam as informações e distribuem os arquivos para comunidades das etnias Bororo, Chiquitano, Kurâ-Bakairi, Paresí, Tapirapé, Umutina e Xavante.

Para o colaborador do projeto, Mogoxe Bakairi, “o projeto auxilia o povo indígena pela língua que os conteúdos chegam até as comunidades. Por exemplo, as informações para povo Bakairi vão chegar na língua falada por eles. Foi uma coisa muito bem pensada para que chegue os informes necessários em cada comunidade”, destaca.

Além de facilitar o acesso a conhecimentos de conscientização e prevenção ao novo coronavírus, o projeto possibilita a prática acadêmica para estudantes de Comunicação Social da UFMT, além de um aluno de Letras da Universidade de São Paulo (USP). O discente de Radialismo, Jenisson Bartniski, integra a equipe responsável por organizar falas de especialistas para os episódios e auxiliar na divulgação do projeto.

Para ele, “o envolvimento de nós como discentes de comunicação é enriquecedor, porque conseguimos levar para além dos muros da Universidade o que aprendemos em sala de aula e ajudar os povos originários que têm sofrido ataques constantemente. Sem dúvidas crescemos como profissionais e como pessoas”, afirma.

O projeto se estende até dezembro e, de acordo com a coordenadora, já atingiu um número importante de ouvintes, uma vez que a divulgação é feita pelos próprios participantes, as lideranças indígenas. “A atividade exercidade é essencial diante do contexto que vivemos, onde conseguimos dar algum retorno, mesmo que seja o mínimo, para as minorias e verdadeiros representantes silenciados desse país”, finaliza.

A produção é orientada por docentes da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) e pela pesquisadora Isabel Taukane, a primeira indígena doutora pela UFMT por meio do Programa de Pós-Graduação de Estudos da Cultura Contemporânea (ECCO).

Também integram o trabalho os estudantes Camila Aparecida Modesto Rondon, Danilo Cavalcante Brambila de Barros, Diego Roberto Silva Cavalcante, Emília Pewa'u Top'Tiro, Felipe Gleidson Seraine Gonçalves e Silva, Fernanda Cristina Ferreira Fidelis, Isabele Yule Hirano, Jenisson Edy Viana Bartniski, Luísa Guimarães Gratão, Maycon de Souza Esquer e Rogério Antônio de Lima Júnior.

Assessoria UFMT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet