Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
11:38:44
informe o texto

Notícias / Cinema

06/10/2020 às 09:37

Temporada destaca curtas recém-premiados na MAUAL; confira lista

Edição online da mostra universitária e independente ocorreu até sexta (2); nesta semana, serão compartilhados os premiados na categoria experimental

Maria Clara Cabral

Temporada destaca curtas recém-premiados na MAUAL; confira lista

Sol e Ananás, premiadas com 'Poemargens (MT)', melhor curta da MAUAL 2020 pelo júri oficial

Foto: Divulgação

Os 18 curtas-metragens premiados na 19ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL), nas categoria experimental, documentário e ficção, serão exibidos na Temporada de Filmes Online durante o mês de outubro.

Os compartilhamentos acontecem a partir desta terça-feira (6), às 19h30, no site do Cineclube Coxiponés e facebook do Cine Teatro Cuiabá. Nesta semana, quatro curtas premiados na categoria experimental serão destaque.

São eles: ‘Poemargens (Anna Maria Moura/Ananás & Sol Ferreira, MT, 2020)’, ‘Projeção Queer (Gabriel Turbiani, SC, 2019)’, ‘Mojarra Frita (Ivan Chaparro, Colômbia, 2019)’, e ‘Balbúrdia (Mylena Leite, Caroline Almeida, Ana Luisa Kelm & Emanuelle Valverde, MT, 2019)’.

A ação envolve parceria entre realizadores, Cineclube Coxiponés, Cine Teatro Cuiabá, Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e integra a programação complementar à MAUAL 2020, cuja Mostra Competitiva aconteceu entre 28 de setembro e 02 de outubro, no Canal do YouTube do Cineclube Coxiponés da UFMT.

Ocorre ainda como parte da pós-mostra o laboratório audiovisual ‘Direito à tela para quem: produção audiovisual e antirracismo’, ministrado pela cineasta Day Rodrigues até o dia 8 de outubro.

Essa foi a primeira edição da MAUAL realizada integralmente pela internet. Nos cinco dias da programação competitiva foram mais de nove mil acessos/visualizações no Canal do YouTube do Cineclube Coxiponés.

Além dos 62 curtas compartilhados na Mostra Competitiva, mais de 40 outras obras audiovisuais (curtas, performances, videoclipes, depoimentos e homenagens) compuseram a programação da MAUAL 2020.

CURTAS DA SEMANA


Poemargens
(Anna Maria Moura/Ananás & Sol Ferreira, MT, 2020. 25’, classificação indicativa 14 anos).
Melhor curta da MAUAL 2020 pelo júri oficial.


Sol e Ananás coadunam em poemas, investigando as possibilidades de comunicação entre poesia marginal e performatividade para uma produção artística singular e autoral onde rimas se tecem e trajetórias se recriam.

O curta foi concebido para o edital Festival Cultura em Casa, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e participou da MAUAL na modalidade universitária. Anna Maria Moura é estudante do Curso de Radialismo e Sol Ferreira do Curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa & Literatura, ambos da UFMT.


Projeção Queer

(Gabriel Turbiani, SC, 2019, 10', classificação indicativa 16 anos).
Melhor curta experimental da MAUAL 2020 pelo júri oficial.


Uma obra poética onde o confronto do corpo queer e a sociedade acontece através de projeções e relatos de diferentes histórias sobre crescer e conquistar seu espaço no mundo. O curta participou da MAUAL na modalidade universitária, sendo Gabriel Turbiani estudante do Curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL (Campus Pedra Branca, Grande Florianópolis/SC).


Mojarra Frita

(Ivan Chaparro, Colômbia, 2019, 3', classificação indicativa livre)
Melhor curta estrangeiro da modalidade independente
pelo júri oficiale curta experimental independente mais visualizado na MAUAL 2020.

Resultado de oficinas de criação audiovisual participativa desenvolvidas em vários lugares do Caribe colombiano, com o objetivo de produzir peças musicais que fortaleçam o patrimônio cultural imaterial das comunidades de San Basilio de Palenque e Gamero. A Mojarra Frita é um prato da culinária tradicional colombiana.


Balbúrdia
(Mylena Leite, Caroline Almeida, Ana Luisa Kelm & Emanuelle Valverde, MT, 2019, 1', classificação indicativa 10 anos)
Curta experimental da modalidade universitária mais visualizado na MAUAL 2020
.

Obra experimental baseada na vivência de universitários perante os ataques do governo contra as universidades públicas em 2019. As realizadoras do curta são estudantes do curso de Comunicação Social/Publicidade & Propaganda da UFMT.



LISTA COMPLETA DE CURTAS PREMIADOS NA MAUAL 2020

Prêmios do Júri Popular/Visualizações:

Curta mais visualizado da modalidade universitária, categoria experimental, da MAUAL 2020: Balbúrdia, de Mylena Leite, Caroline Almeida, Ana Luisa Kelm & Emanuelle Valverde. MT. Curso de Comunicação Social/Publicidade & Propaganda da UFMT. 2019. 1’.

Curta mais visualizado da modalidade universitária, categoria documentário, da MAUAL 2020: Da grade pra cá, de Wesdras Aklen, Larissa Bela Fonte & Nayara Demari.SP. Curso de Imagem e Som da UFSCar. 2019. 20’.

Curta mais visualizado da modalidade universitária, categoria ficção, da MAUAL 2020: Ser mãe de negra é…, de Victor Arias. MT. Curso de Comunicação Social/Radialismo da UFMT. 2020. 4’.

Curta mais visualizado da modalidade independente, categoria experimental, da MAUAL 2020: Mojarra Frita, de Ivan Chaparro. Colômbia. 2019. 3’.

Curta mais visualizado da modalidade independente, categoria documentário, da MAUAL 2020: Sempre foi assim, de Lucas Bezerril. MT. 2020. 2’.

Curta mais visualizado da MAUAL 2020 da modalidade independente, categoria ficção, da MAUAL 2020: Paracusia, de Isabela Brun. MT. 2020. 3’.

Prêmios do Júri Oficial

Melhor curta da MAUAL 2020 pelo júri oficial: Poemargens, de Anna Maria Moura (Ananás) & Sol Ferreira. MT. Curso de Comunicação Social/Radialismo da UFMT. 2020. 25’.

Melhor curta da modalidade universitária pelo júri oficial da MAUAL 2020: Neguinho, de Marçal Vianna. RJ. Curso de Roteiro da Universidade Veiga de Almeida. 2020. 20’.

Melhor curta da modalidade independente pelo júri oficial da MAUAL 2020: Alcateia, de Carolina Castilho. SP. 2020. 18’.

Melhor curta estrangeiro da modalidade independente pelo júri oficial da MAUAL 2020: Mojarra Frita, de Ivan Chaparro. Colômbia. 2019. 3’.

Melhor curta estrangeiro da modalidade universitária pelo júri oficial da MAUAL 2020:Emerge, de Magali Suescun & Laila Méliz. Buenos Aires, Argentina. Curso de Desenho de Imagem e Som na Universidade de Buenos Aires. 2020. 13’.

Melhor curta curtíssimo pelo júri oficial da MAUAL 2020: A quimérica vontade de pertencer a outro mundo, de Olavo Fernandes. MT. Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT. 2020. 3’.

Melhor curta experimental pelo júri oficial da MAUAL 2020: Projeção queer, de Gabriel Turbiani. SC. Curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL. 2019. 10’.

Melhor curta documentário da modalidade independente pelo júri oficial da MAUAL 2020: Nadir, de Fábio Rogério. SE. 2019. 15’.

Melhor curta documentário de imagens de arquivo pelo júri oficial da MAUAL 2020: Imagens de um sonho, de Leandro Olimpio. SP. 2019. 20’.

Melhor curta produzido durante a quarentena pelo júri oficial da MAUAL 2020: Ânsia,de João Pedro Regis. MT. 2020. 8’.

Melhor curta de representatividade LGBTQIA+ pelo júri oficial da MAUAL 2020: Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira. SP. 2019. 20’.

Melhor curta de resistência pelo júri oficial da MAUAL 2020: Pi’õ Rómnha Ma’ubumrõi’wa – Mulheres Xavante Coletoras de Sementes, de Danielle Bertolini. MT. 2020. 13’.

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet