Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:42:16
informe o texto

Notícias / Artes

06/10/2020 às 12:13

Macp lança exposição virtual de acervo permanente com mais de 400 obras

Compõem o universo temático de 16 salas virtuais artistas de destaque recente e nomes consagrados como Humberto Espíndola e Rubem Valentim

Maria Clara Cabral

Macp lança exposição virtual de acervo permanente com mais de 400 obras

Foto: Fred Gustavos

O Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lança, nesta sexta-feira (09), um acervo permanente que reúne mais de 400 obras incorporadas pelo museu ao longo dos seus 46 anos de existência, em uma exposição virtual no site www.culturaufmt.com.br.

São pinturas, desenhos, gravuras, serigrafias, esculturas, em diversos suportes e técnicas diferentes, constituindo um rico patrimônio da arte nacional e representando de forma significativa a história das artes plásticas em Mato Grosso.

‘Exposição Virtual Permanente do Acervo do MACP/UFMT’ conta com curadoria de Amanda Gama e Willian Gama, curadoria das salas temáticas de Aline Figueiredo e orientação técnica do Conselho Curador do Museu.

Entre as centenas de obras que fazem parte da exposição é possível conferir desde nomes consagrados como Humberto Espíndola e Rubem Valentim até artistas que obtiveram destaque mais recentemente como Sebastião Silva. O amplo universo temático do acervo do MACP poderá ser conferido em 16 salas virtuais temáticas divididas da seguinte forma:

“Devastação da natureza”; “Crítica político-social”; “Realismo fantástico”; “Indigenismo”; “Flagrantes do cotidiano”; “Cenas de intimidade”; “Aspectos religiosos”; “Atividades e folguedos populares”; “Cenas e paisagens rurais”; “Paisagens urbanas”; “Arte ingênua”; “Gravuras e desenhos”; “Esculturas (cerâmica, madeira, arenito, recicláveis, ferro) e Objetos”; “Geometrismo na arte”; “Abstratos”.

A mostra também conta com uma “sala” de aquisições recentes doadas por diversos artistas, como “Via Sacra” de Almira Reuter, composta por 55 trabalhos em quatro suportes diferentes: telas, sedas, papel e digital.

Patrimônio cultural

O material exposto passou por um rigoroso processo de digitalização entre agosto e setembro e será apresentado virtualmente em um site desenvolvido especialmente para abrigar a exposição, que celebra os 50 anos da UFMT.

Para Thania Arruda, Coordenadora de Cultura e Vivência da UFMT e à frente do projeto expositivo, o inventário patrimonial do acervo pertencente à Universidade que, além de artistas mato-grossenses, contam com obras de outras regiões do país, ajudam a construir a história também da instituição.

“Trabalho duro, pesado, com equipe reduzida e dificuldades para o acompanhamento presencial, mas o desejo acalentado durante anos e até de outras gestões, da exposição permanente do acervo, será concretizado de forma virtual disponibilizando o acesso a esse patrimônio de valor incalculável para todos”, destaca.

“Com a disponibilização desse material histórico, que retrata toda sociedade pelo panorama das artes plásticas mato-grossense, a Universidade se mostra abrigo de virtude e sabedoria”, complementa.

Macp/UFMT

O Museu de Arte e de Cultura Popular está localizado em Cuiabá, centro geodésico da América do Sul e é um dos poucos museus ativos em Mato Grosso. Desde que foi fundado em 1974, por Aline Figueiredo e Humberto Espíndola, a convite do então Reitor, professor Gabriel Novis Neves, o MACP tem desenvolvido um papel fundamental na valorização da cultura popular, na pesquisa do Centro-Oeste, no reconhecimento do indigenismo e desenvolvimento da arte mato-grossense.

Diversas exposições de artistas mato-grossenses e brasileiros foram realizadas pelo museu, que também se encarregou de incentivar o surgimento de novos talentos através do Ateliê Livre de Arte, espaço fundamental no destaque do panorama artístico do Estado.

Com assessoria UFMT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet