Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
12:02:52
informe o texto

Notícias / Cinema

09/10/2020 às 09:08

Realizadora audiovisual e artista de Cuiabá integram temporada do Cineclube Futura

Na segunda edição, Hend Santana e Isabela Ferreira somam ao elenco de comentaristas de programa do Canal Futura

Maria Clara Cabral

A multiartista Hend Santana e a realizadora audiovisual Isabela Ferreira representam Mato Grosso na nova temporada do Cineclube Futura, projeto do Canal Futura, da Rede Globo.

De suas casas, elas comentaram produções cinematográficas com o tema educação, junto a outros seis jovens brasileiros de Roraima, Alagoas e Rio de Janeiro, e estrangeiros do Uruguai e de São Tomé e Príncipe.

“Uma galera de tudo quanto é canto com perfis muito diferentes. Então os debates foram muito ricos nesse sentido, com muitos posicionamentos e visões”, conta Hend Santana.

O programa, que trata de filmes “fora do eixo” e obras inéditas de países pouco retratados pelo cinema convencional, estreou em 2018 com apresentação do youtuber Spartakus Santiago. Nessa segunda temporada, que começou no sábado (3), o Cineclube Futura ganhou apresentação da premiada cineasta Yasmin Thayná.

Já no primeiro episódio (disponível aqui), Hend Santana participou do bate-papo que seguiu a exibição do documentário ‘Esperando pelo Super Homem’, dirigido por Davis Guggenheim, filme que revela as falhas do sistema de educação pública nos Estados Unidos através das histórias de cinco famílias.

Militante da “música gorda”, Hend conta que os participantes foram selecionados entre outros critérios pelo seu ativismo. Formada em publicidade pelo Centro Universitário Cândido Rondon, a artista também trabalha como servidora pública na Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT).

“Já estávamos nesse período de pandemia quando recebi uma ligação do Fábio Escovedo, que é produtor do Canal Futura, dizendo que estava procurando perfis fora do eixo de estados do Sudeste para participar do programa”, conta.

A participação de ambas foi uma indicação do Cineclube Coxiponés, através do
supervisor Diego Baraldi. Isabela Ferreira, por sua vez, conta que, após quase desistir da seleção, só soube quem eram os participantes, inclusive a cuiabana Hend, uma semana antes do início das gravações – já que durante um tempo elas precisaram guardar segredo.

Nascida no Rio de Janeiro, Isabela é formada em Rádio e TV pela UFMT, trabalha como social media e realizadora audiovisual desde que se mudou para Mato Grosso para estudar.

“Assistimos desde de documentários a ficcionais e animações, todos voltados para o tema educação. Fomos dando notas para os filmes para eles saberem os que a gente tinha mais afinidade. Eu preferi os dramalhões”, conta Isabela, que participou de seis dos 23 programas.

Uma experiência rica para ela que, em Mato Grosso, dirigiu o curta metragem ‘Como ser racista em 10 passos’ e integra diversos projetos coletivos no audiovisual e movimento negro.


Os preparativos para as gravações do Cineclube Futura começaram em julho. As participantes contam que assistiram a todos os 23 filmes em duas parcelas, sem saber inicialmente quais elas iriam comentar.

A temporada também foi gravada em duas partes, durante três de dias de agosto e três dias de setembro, por transmissão remota. Hend conta que geralmente as gravações eram feitas na madrugada.

“Tínhamos que montar um cenário. Eles mandavam para gente todos os itens o que precisávamos fazer, mas a produção foi toda local e muita coisa eles nos davam liberdade para mostrar a personalidade de cada um, desde cenário a figurino”.

Assim, a cuiabana conta que lançou mão de uma equipe de profissionais, já que o formato permitia autonomia na produção. Dizão Leão fez a fotografia, Kessidy Kess e Diela Tamba Nhaque os penteados e Einstein Halking produziu os figurinos de Hend.

“Inclusive figurinos muito elogiados. Não esperavam que a gente teria esse nível de produção
em Cuiabá. Não precisamos de nenhuma interferência de fora”, comemora.

Cineclube Futura

A nova temporada do Cineclube Futura estreia no Canal Futura é exibida todos os sábados, às 22h, com 23 filmes inéditos no canal, abordando temas relacionados a educação e juventude. São títulos internacionais e brasileiros, entre animações, ficções e documentários.

Assista os programas na TV a cabo e na internet pelos canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35
Futura Play
Site do Futura
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet