Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
06:57:29
informe o texto

Notícias / Artes

08/10/2020 às 13:58

Em ato, artistas de Chapada cobram diálogo e participação nas políticas culturais

Aplicação da Lei Aldir Blanc e obras em Centro Cultural estão entre as pautas na manifestação do Movimento Arte Chapada neste sábado (10)

Maria Clara Cabral

Em ato, artistas de Chapada cobram diálogo e participação nas políticas culturais

Foto: Henrique Santian

Criado para enfrentamento dos impactos da pandemia da covid-19 no setor cultural, o Movimento Arte Chapada – MAC, de Chapada dos Guimarães, se organiza para acompanhar a aplicação dos R$ 153 mil destinados à cidade pela Lei Aldir Blanc.

Para chamar a atenção da cidade a estas e outras pautas, artistas, artesãos, técnicos e produtores culturais realizam, neste sábado (10), uma manifestação pública, marcada para às 9h, na Praça do Festival.

Conforme convocatória do ato, frequentes atrasos no pagamento de trabalhos realizados para a Prefeitura Municipal e a falta de esclarecimentos referentes às obras do Centro Cultural de Chapada dos Guimarães são algumas questões que preocupam os artistas.

No momento, o MAC também se constitui como um contraponto à inatividade do Conselho Municipal de Cultura. Isso porque os artistas relatam que o movimento tentou estabelecer um diálogo com o Conselho Municipal de Cultura, visando a correta e democrática aplicação dos recursos da Lei, conseguindo uma reunião apenas após a intervenção do Ministério Público local visando a correta e democrática aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc.

“Nessa reunião o movimento foi informado que nenhum integrante da gestão 2018/20 se considerava mais como conselheiro em atividade. Só que fomos surpreendidos com a notícia de que a Prefeitura, por meio de decreto, prorrogou o mandato do Conselho de Cultura, que, mesmo sem número legal de conselheiros e sem nenhuma comunicação aos artistas, vai acompanhar junto à Secretaria de Cultura a aplicação dos R$153 mil liberados para a cidade”.

Entre ações já realizadas, o MAC criou o projeto ‘Pílulas de Consciência’ com produção da Cia. Alegrís e apoio da Prefeitura de Chapada dos Guimarães por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Uma série de vídeos, com a participação de dezenas de artistas da cidade, compartilhando informações sobre a covid-19, cuidados e contaminação. Pelos quais os artistas ainda não receberam.

Entre outras atividades, o Movimento Arte Chapada busca angariar fundos e apoio para distribuição de Cestas Básicas entre os artistas e artesãos. É possível acompanha as ações pelo Facebook e Instagram.

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet