Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
19:27:09
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

15/10/2020 às 14:01

Em espetáculo online, atriz conta lendas sobre o Rio Cuiabá e o Pantanal

Monstros em forma de serpente, seres fantásticos e histórias de pescador são condutores das narrativas

Maria Clara Cabral

Em espetáculo online, atriz conta lendas sobre o Rio Cuiabá e o Pantanal

Foto: Fred Gustavos

Histórias, mitos e lendas povoam a memória dos povos ribeirinhos e de várias comunidades de Cuiabá e de todo o estado de Mato Grosso. A presença de monstros em forma de serpente, seres fantásticos e histórias de pescador são condutores das narrativas apresentadas ao público através do novo projeto de Alicce Oliveira.

A atriz realiza, neste mês de outubro, quatro apresentações do espetáculo de contação de histórias ‘Mitos e Lendas do Rio Cuiabá ao Pantanal’ em suas redes sociais (Facebook e Youtube).

Com a atividade, o público poderá conhecer um pouco mais da tradição oral, a memória dos povos ribeirinhos e de diversas comunidades. Conforme Alicce, uma forma de valorizar e preservar a cultura mato-grossense.

A abertura oficial da temporada online, que ocorre nesta quinta-feira (22), contará com a apresentação do videoclipe Amparo, da cantora Estela Ceregatti, às 20h. "Eu a convidei porque fiquei muito emocionada com o vídeo e acredito que ele dialoga com a proposta do projeto", explica Alicce Oliveira.

Já os espetáculos serão apresentados nos dias 23, 24, 30 e 31/10; nas sextas-feiras, às 10h, e nos sábados, às 16h.

Foto: Fred Gustavos
Para além das lendas, o projeto apresenta um olhar para o hoje, como um alerta de preservação ao Pantanal, seus rios, cerrados e florestas, ecoando uma reflexão às novas gerações.

Dentre os artifícios que levam o público a reconhecer as belezas da região, canções inspiradas nas manifestações folclóricas regionais ambientam contos de seres fantásticos, como “O Passageiro Invisível”, “O Mão Negra”, “A Fúria do Minhocão do Pari” e “O Vento no Taquaral”.

O espetáculo traz releituras de histórias coletadas por Dunga Rodrigues no livro ‘Lendas de Mato Grosso’, e escritas por Emílio Antunes em ‘Lendas do Rio Cuiabá’ (Adriana); ‘Cultura Mato-Grossense: Festas de Santos e Outras Tradições’, de Roberto Loureiro (Entrelinhas); ‘O Falar Cuiabano’, de Cristina Campos (Carlini & Caniato); entre outros que serviram de inspiração e pesquisa.

O projeto foi contemplado no Edital Estevão de Mendonça De Literatura Mato-Grossense da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT). Em setembro, Alicce encabeçou outro projeto em ambiente virtual devido a pandemia e o isolamento social que já atravessa o segundo semestre de 2020; o Contos do Mato que, conforme a organização, atinge cerca de 20 mil pessoas.

Certificação e sorteio de livros

Serão sorteados ao final de cada live, livros doados pelas Editoras Entrelinhas e Carlini e Caniato. O ganhador (a) residente em Cuiabá, terá que retirar o mesmo no endereço da narradora. Residentes em outras cidades ou Estado terão que arcar com as taxas de envio pelo correio.

Os interessados em receber certificados, deverão estar ao vivo nas lives, pois as inscrições acontecem somente durante as apresentações através de um link disponível nas redes sociais, onde as pessoas podem acessar e preencher a ficha on-line.

O certificado será emitido on-line com carga de 1h por apresentação assistida, totalizando 4h de maneira geral, e será emitido pela Umanos Editora.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet