Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
20:23:55
informe o texto

Notícias / Cinema

20/10/2020 às 09:08

Temporada destaca ficções universitárias e independentes premiadas em mostra

19ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina também premiou curtas experimentais e documentários

Maria Clara Cabral

Temporada destaca ficções universitárias e independentes premiadas em mostra

'Neguinho'

Foto: Divulgação

Oito ficções premiadas na 19ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina são atração na Temporada de Filmes Online. Os filmes serão compartilhados no facebook do Cine Teatro Cuiabá e site do Cineclube Coxiponés a partir desta terça-feira (13), às 19h30.

Em outubro, além dos premiados na cateroria ficção, a temporada compartilhou os vencedores categorias experimental e documentário como parte da programação complementar à mostra, que ocorreu, na modalidade online, entre 28 de setembro e 02 de outubro.

Confira os filmes que serão compartilhados nesta semana:


'Ser mãe de negra é…'
(Victor Arias, MT, 2020, 4', classificação indicativa livre)

Bella é uma menina que, aos poucos, busca por sua independência. As influências que estão presentes no seu cotidiano, a acompanham. Mas, para vivenciar as culturas de suas raízes, sua mãe, Patrícia, teve que pesquisar e estudar diversos temas. Muitas coisas elas aprendem juntas. Porém, por enquanto, Bella fica pertinho de Patrícia, pois um novo desafio aparece na vida dessa família.

Premiado como ficção mais visualizada na modalidade universitária da MAUAL 2020. Victor Arias é estudante do Curso de Radialismo na UFMT.


'Paracusia'
(Isabela Brun, MT, 2020, 3’, classificação indicativa 12 anos)

Uma mulher acorda no meio da noite com o barulho da chuva e, ao se levantar em busca de um copo d’água, começa a perceber outros sons pelo apartamento.

Premiado como ficção mais visualizada na modalidade independente da Mostra.


'Neguinho'
(Marçal Vianna, RJ, 2020, 20’, classificação indicativa livre)

Jéssica tem pouco tempo para ser mãe. Nos bancos da Supervia, entre uma baldeação e outra, ela cuida do filho Zeca. Quando o menino arranja uma bolsa de estudos numa escola da classe média alta carioca, a felicidade temporária vem cercada por momentos de desespero e o destino de Zeca terá que ser decidido.

Eleito melhor curta da modalidade universitária pelo júri oficial da MAUAL 2020. Marçal Vianna realizou o curta como conclusão do Curso de Roteiro da Universidade Veiga de Almeida (RJ).


'Alcateia'
(Carolina Castilho, SP, 2020, 18’, classificação indicativa 14 anos)

Apresenta mulheres que correm umas com as outras: uma mulher conta com a ajuda de outras mulheres para sair de uma situação de violência doméstica. Curta-metragem livremente inspirado pelo livro “Mulheres Que Correm Com os Lobos” de Clarissa Pinkola Estés.

A produção foi eleita melhor curta da modalidade independente pelo júri oficial da MAUAL 2020.


'A quimérica vontade de pertencer a outro mundo'
(Olavo Fernandes, MT, 2020, 3’, classificação indicativa 12 anos)

Durante a quarentena, um jovem tenta largar o cigarro cercado de ansiedade e paranoia, sem saber que está sendo vigiado. A produção foi eleita melhor curta produzido durante a quarentena pelo júri oficial da MAUAL 2020. Olavo Fernandes é estudante do Curso de Cinema e Audiovisual da UFMT.


'Ânsia'
(João Pedro Regis, MT, 2020, 8’, classificação indicativa 10 anos)

O filem mostra a apreensão de uma jovem (Ana Carolina de Mello) que, de tanto correr, não consegue sair do lugar, o que nela produz sentimentos de melancolia, tensão e, principalmente, paranoia. “A ansiedade e o medo envenenam o corpo e o espírito” (George Bernard Shaw).

Eleito melhor curta produzido durante a quarentena pelo júri oficial da MAUAL 2020.


'Perifericu'
(Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda & Vita Pereira, SP, 2019, 20’, classificação indicativa 12 anos)

Luz e Denise cresceram em meio às adversidades de ser LGBT no extremo sul da cidade de São Paulo. Entre o vogue e as poesias, do louvor ao acesso à cidade. Os sonhos e incertezas da juventude inundam suas existências.

Premiado o melhor curta com representatividade LGBTQIA+ pelo júri oficial da MAUAL 2020.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet