Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
22:13:57
informe o texto

Notícias / Música

21/10/2020 às 16:01

Selo cuiabano quer projetar novos artistas com produção musical para internet

Projeto que começou em home estúdio, a Sumac Records aposta em lançamentos acústicos, singles de estúdio e espaço musical

Maria Clara Cabral

Selo cuiabano quer projetar novos artistas com produção musical para internet

Foto: Reprodução/Sumac Session

Com a conectividade como lema, artistas e produtores vem apostando no esforço coletivo para fortalecer a cena artística em Cuiabá. Com esse objetivo, a Sumac Records é uma iniciativa que, nos últimos meses, busca responder aos anseios de novos talentos da música, trabalhando colaborativamente por projeção.

O selo, que atua como produtora e canal de mídia, foi criado pelo músico Lucas Oliveira. Ele decidiu deixar o emprego de oito anos como oficial do Exército para se dedicar ao trabalho de produtor musical, que começou em um home estúdio no mês de fevereiro.

“Estava num ramo que não era o meu. Quando adentrei a produção musical, já estava um pouco mais maduro. Me encontrei e fui pra cima”, conta Lucas, que também foi membro da banda Ponto Seis e trabalhou na administração do Grupo Malcom – experiências que serviram de base para a nova experiência.

Com a Sumac, “a ideia geral, além de gravar músicas, foi dar visibilidade a elas”, resume Lucas. Para isso, ele criou um canal próprio no Youtube e convocou parceiros importantes para compor o ciclo completo de produção musical. Hoje o selo conta com 10 profissionais que trabalham com gravação, produção e divulgação dos projetos.

No final de agosto, a Sumac Records se materializou com um estúdio próprio, que Lucas pretende transformar em um espaço cultural. “Um estúdio muito amplo, que acabou se tornando um espaço da música com os artistas e integrantes do selo transitando por lá. Queremos que as pessoas se sintam parte desse ambiente de música, cultura, entretenimento e liberdade”.


Desde que a Sumac Records se mudou para a nova sede, em um curto espaço de tempo a equipe deu passos largos e já lança sua primeira Session, série de vídeos que envolve 12 artistas em 25 performances ao vivo.


O selo também já lançou o primeiro Sumacast,podcast da Sumac no Spotfy. No episódio de estreia,Andrei Serotini convida Léo Kennedy, guitarrista da banda Maoa, e Nat Terra, todos artistas da casa, para uma "resenha".

O primeiro lançamento da Sumac foi a Maoa, quando o projeto ainda estava embrionário. Com a nova estrutura, a cantorautora cuiabana Manu Beltrão, de 16 anos, é a primeira aposta de uma série de lançamentos completos de singles autorais.

“Um trabalho bem complexo que estamos fazendo de produção musical, videoclipe, fotografia e campanha de marketing”, destaca Lucas. Como ela, outros sete artistas também já estão sendo envolvidos no projeto do selo.

Aposta coletiva


Lucas destaca que, independentemente do contexto de pandemia, que evidenciou importância da apropriação de redes e tecnologias para a sustentabilidade da música, a intenção foi marcar espaço na internet para romper limites geográficos.

“Como a gente tem um objetivo claro, que é se projetar no mercado nacional, foi natural que começássemos no ambiente digital. A gente não dispensa a ideia de estar em eventos físicos, porque, no fim das contas, é importante o pessoal estar junto. Mas enquanto isso não acontece, a gente vai trabalhando para conseguir uma propagação maior”, relata.


Manu Beltrão na Sumac Session. Foto: Reprodução/Sumac Records


Mesmo que o projeto ainda não dê retorno financeiro, Lucas acredita que a experiência vem mostrando a potência do trabalho colaborativo.

“É desafiador, porque nossos parceiros também têm outras atribuições, mas, ao mesmo tempo, estamos todos muito envolvidos e entusiasmados. Já podemos ver claramente o quanto os artistas estão gostando, porque estamos fortalecendo uma cena. As pessoas se ajudam muito, uma ensina uma coisa para outra. Tanto a produção com os artistas, os artistas entre si”.

No entanto, a intenção é se profissionalizar cada vez mais e conquistar visibilidade.“A gente está começando um trabalho sério, envolvendo muitos profissionais em torno de sonho de tornar isso tudo um meio de exportar artistas, já que dificimente conseguimos fazer isso sozinhos".

Portanto, público e artistas podem esperar novidades da Sumac Records, que, além do Youtube e Spotfy, também está no Instagramcom muito conteúdo informativo.

“A gente tá com bastante ideia legal, projetos que estamos prototipando e desenvolvendo. Hoje já trabalhamos com nossa capacidade máxima de produção, mas quem quiser conhecer o projeto estamos sempre abertos. Quem sabe para a produção de uma nova Session”, finaliza.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Alex Lemes 29/05/2021 às 00:00

    Comoplata faço pra participar como funciona sou cantor e tenho trabalhos que quero divulgar meus contatos 65 9 9278 0423 ou 65 9 9632 9140 os dois são watts também

 
Sitevip Internet