Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:29:56
informe o texto

Notícias / Música

17/12/2019 às 12:42

Ahgave e Pacha Ana lançam videoclipe "Lucrar" e o resultado é digno de premiação

Rappers combinam crítica, música, alto nível de mixagem e audiovisual em trabalho surpreendente

Mirella Duarte

Ahgave e Pacha Ana lançam videoclipe

Esse é o segundo trabalho de Ahgave e Pacha Ana

Foto: Divulgação

O rap tem por essência a provocação de reflexões. Fazer que quem ouça um "som" não fique desatento dos problemas políticos e sociais em que se vive. Em Mato Grosso, isso não é diferente, ainda mais com a qualidade musical de artistas que estão se revelando ano após ano, inclusive, de uma cena autoral que tem se distanciado cada vez mais das "imposições" em mainstream (corrente dominante) de estilo, como a indústria sertaneja no Centro Oeste do país.

Muito além da disputa por espaço, uma luta para se ter voz em assuntos que a maioria evita falar: como os danos do agronegócio no mundo. Dessa vez, os dois rondopolitanos, Ahgave e Pacha Ana não economizaram verbo, muito menos em produção audiovisual, digna de premiação de cinema, em novo videoclipe. O lançamento da vez se chama Lucrar e contou com atores talentosos da região de Chapada dos Guimarães vivendo uma trama angustiante, verídica e que mostra o embate de camponeses com os ruralistas.

Para quem não conhece as vozes que laçam os versos, Ahagave se descreve como original do Cerrado Mato Grossense e com a identidade sonora fruto das vivências entre a cena Hip Hop Cuiabana, Bailes Sound System e Slam Poesia. Além disso, o rapper está em processo de produção do seu primeiro álbum.

Já Pacha Ana é MC, cantora, compositora e poetisa, e mesmo que nascida na mesma cidade que o parceiro musical, revela ter conhecido o artista na Capital. Ela tem uma grande atuação no segmento da poesia e é tricampeã do estadual mato-grossense, além de semifinalista na Copa Brasileira de Poesia - SlamBR. Em suas letras, ela aborda o empoderamento da mulher, do povo preto, a espiritualidade no Axé e suas vivências diárias. O seu primeiro álbum também se trata do primeiro álbum feminino de rap no Estado, o ‘’Omo Oyá’’.

Lucrar

Segundo os artistas, em uma live do instagram sobre o lançamento do clipe na noite desta segunda (16), Lucrar é o dedo na ferida do agronegócio e um grito de socorro da população Brasileira contra o desmatamento, degradação do solo, o uso de agrotóxicos e o extermínio dos povos originários como os indígenas, quilombolas, ribeirinhos e camponeses.

Essa trama foi produzida por Cérbero, Arado Cinema e Indriya, traz a luta de uma jovem camponesa que trabalha com a família em sua plantação, contra um agente do governo que persegue quem produz e consome alimentos orgânicos.

A abordagem do clipe é impactante, isso porque faz que o público se sensibilize coma gravidade do que o Brasil tem passado nos últimos anos, e, inclusive nos últimos meses, como retrocessos através das políticas públicas do Governo, especialmente no assunto ambiental.

Dentro dos sistemas agrícolas existentes no país, dois deles se destacam e de um lado o grande agronegócio que inclui a monocultura e agropecuária intensiva. De outro, a agricultura familiar com base na orgânica e permacultura extensiva. O duelo se intensifica na medida que o agronegócio avança e amplia sua estrutura, com imagens capturadas de drones, recortes de noticiários, que mostrar a destruição da fauna e flora com exploração do ambiente mais do que a terra pode suportar, o que gera danos não só a natureza, mas diretamente a população.

Esse é o segundo trabalho de Ahgave com Pacha Ana. A dupla atuou anteriormente no clipe Agrocyper, em 2017. O trabalho também tem participação de Dj Taba e Rodrigo B1. Veja o clipe a seguir.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet