Cuiabá, quarta-feira, 08/05/2024
12:42:25
informe o texto

Notícias / Literatura

06/11/2020 às 09:51

Escritora de Cuiabá, Divanize Carbonieri está na grande final do prêmio Jabuti

Professora da UFMT figura na última lista de finalistas com livro de contos; vencedores serão conhecidos ao vivo no dia 26 de novembro

Maria Clara Cabral

Escritora de Cuiabá e professora da UFMT, Divanize Carbonieri avança para a grande final do prêmio Jabuti 2020 na última lista de finalistas divulgada nesta quinta-feira (5). Seu livro ‘Passagem estreita’, publicado pela editora mato-grossense Carlini & Caniato, está entre os cinco melhores da categoria 'Contos' com histórias de mulheres fora de papeis convencionais na literatura.

Os vencedores serão conhecidos ao vivo no dia 26 de novembro, às 19h, em cerimônia virtual que será transmitida no Facebook e no Youtube da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 5 mil e a estatueta do prêmio. Haverá também um (a) grande vencedor (a) do Jabuti, que poderá ser tanto uma obra de Ficção quanto de Não Ficção.

A obra de Divanize concorre com ‘Gosto de amora’ (Malê Editora), de Mário Medeiros, ‘Redemoinho em dia quente’ (Companhia das Letras), de Jarid Arraes, ‘Sombrio Ermo Turvo’ (Todavia), de Veronica Stigger e ‘Urubus’ (Confraria do Vento), de Carla Bessa.

Maria Valéria Rezende, com ‘Carta à Rainha Louca’, e Chico Buarque, com ‘Essa Gente’, concorrem na categoria Romance. Nélida Piñon, Djamila Ribeiro, Laurentino Gomes e Ailton Krenak também estão no páreo da 62ª edição do Prêmio Jabuti. Também se destacaram na última lista abras que abordam a luta antirracista e a presença de pequenas editoras.

Em 2020, o Prêmio Jabuti recebeu 2.599 inscrições. Outro destaque desta edição é a homenagem a uma das maiores poetisas e escritoras brasileiras, Adélia Prado.

As categorias seguem distribuídas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Cada uma delas contou com três jurados, profissionais especialistas nas respectivas áreas. São ao todo 60 jurados, com formações diversas e com conhecimento profundo e extenso do universo do livro.

Divanize Carbonieri

Divanize é paulista, mas vive em Mato Grosso há mais de dez anos e, em Cuiabá, desde 2011. A autra enfatiza a importância do financiamento público da maioria de suas obras na capital e no estado.

‘Passagem estreita’ (2019), financiado pelo Edital de Fomento à Cultura de Cuiabá, é o terceiro livro da autora, que se dedica à publicação de seus textos literários há apenas três anos. É que mesmo escrevendo desde criança, ela construiu toda uma trajetória acadêmica até decidir externalizar seu talento com a escrita. Conheça mais sobre a autora e a obra.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet