Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
04:49:28
informe o texto

Notícias / Cinema

21/11/2020 às 13:25

Em live do Sesc Brasil, estudante da UFMT apresenta projeto de cine debate sobre relações raciais

Lupita Amorim, de Várzea Grande, debate a ação que é realizada desde 2018 como promoção da lei de ensino de história e cultura afro-brasileira

Maria Clara Cabral

Em uma debate ao vivo, realizado pelo Sesc Brasil, a estudante várzea-grandense Lupita Amorim, coordenadora do Coletivo Negro Universitário da UFMT, apresenta seu projeto de Cine Debate como meio de promoção da lei 10.639/2003, que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira.

A atividade integra o projeto Sesc Cultura ConVida, que, através de um edital nacional de incentivo à pesquisa e à produção nas diversas manifestações artísticas, selecionou 470 propostas de todo o Brasil para serem transmitidas e distribuídas em uma plataforma própria durante a pandemia da covid-19.

A live com Lupita será realizada nesta segunda-feira (23), às 16h30 (horário de Brasília), no canal do Sesc Brasil no Youtube.

Como extensionista do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre), Lupita Amorim desenvolve a ação de Cine Debate na UFMT desde 2018, orientada pelos coordenadores do programa e que promove reflexões facilitadas por pesquisadoras e pesquisadores da área.

“Nessa live em que apresento o projeto, vou falar sobre como, a partir dessa atividade, a gente realiza a escolha dos documentários e facilitadores, pensa toda a proposta e seus objetivos, para debater sobre desigualdades e relações raciais”, explica Lupita Amorim.

Além dos espaços da UFMT e das plataformas digitais durante a pandemia, o Cine Debate também já chegou a duas escolas de Várzea Grande, onde nasceu e vive Lupita.

Multiartista, Lupita é graduanda em Ciências Sociais pela UFMT e representante de Estudantes Negras e Negros no Conselho de Política de Ações Afirmativas da Pró-reitora de Assistência Estudantil (PRAE) da instituição.

Utiliza o espaço acadêmico e artístico para pautar questões relacionadas à negritude e travestilidade para que a partir de sua voz possam ser construídos novos significados para a sociedade.



LEIA TAMBÉM:
Em live do Sesc Brasil, mato-grossenses debatem música e mercado

Estela Ceregattilança registros audiovisuais de canções pelo Sesc Brasil

Serviço

Organização: Sesc Brasil
Ação: ConVIDA
Debate: Conversa sobre etnicidades
Tema: Cine Debate como promoção da lei 10.639/2003
Transmissão: Youtube do Sesc Brasil
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Mauricio Pinto 23/11/2020 às 00:00

    Muito bom o trabalho! De uma importância sem tamanho. Parabéns!

  • MAURICIO MACEDO VIEIRA 21/11/2020 às 00:00

    Excelente oportunidade para reflexão e discussão. Precisamos aprender a olhar para o outro com menos diferença. Parabéns ao SESC e à Lupita Amorim por este belo presente.

 
Sitevip Internet