Cuiabá, sábado, 20/04/2024
00:36:00
informe o texto

Notícias / Cinema

24/11/2020 às 13:48

Festival Varilux: sucessos do cinema francês estão em cartaz em Cuiabá

Longas-metragens aclamados mais recentes e clássico da Nouvelle Vague compõem a programação da mostra

Maria Clara Cabral

Festival Varilux: sucessos do cinema francês estão em cartaz em Cuiabá

Sucesso de bilheteria, 'Sou Preto e Francês' é um dos títulos que chegaram ao Cinépolis Cuiabá

Foto: Divulgação

Filmes que integram o catálogo do Festival Varilux de Cinema Francês de 2020 estão em cartaz no Cinépolis do Shopping Estação Cuiabá. A mostra ocorre até 2 de dezembro com três sessões presenciais diárias.

Confirmado com sessões nas salas de cinema de todo o país, o Festival Varilux exibe 18 longas-metragens, sendo 17 inéditos e recentes (2019/2020) e o clássico ‘Acossado’, de Jean Luc-Godard, em homenagem aos 60 anos da Nouvelle Vague.

Os espectadores poderão se deliciar com trabalhos de diretores, astros e estrelas consagrados e de expoentes da nova geração. Comédia dramática, comédia romântica, animação e documentário são alguns dos gêneros das produções participantes.

Em Cuiabá, nas últimas edições, o Festival Varilux vinha ocorrendo anualmente no Sesc Arsenal. Desta vez, o Cinépolis é quem recebe a programação; confira os filmes, horários, sinopses e ingressos aqui.

Saiba mais sobre a curadoria do
Festival Varilux de Cinema Francês 2020abaixo:


'Acossado', clássico da Nouvelle Vague

Filmes inéditos, diretores consagrados

Na programação do Festival Varilux com filmes inéditos estão diretores consagrados como François Ozon, presença recorrente, que apresenta “Verão de 85” (Eté 85), longa que integrou a seleção oficial do Festival de Cannes.

Passaram por Cannes também as produções “DNA” (Adn), de Maïwenn, com Louis Garrel e Fanny Ardant; “Minhas férias com Patrick” (Antoinette Dans Les Cévennes), de Caroline Vignal; “Slalom” (Slalom), de Charlène Favier, e “Gagarine” (Gagarine), de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh.

Filmes premiados

“Apagar o Histórico” (Effacer l'historique), de Benoît Delépine e Gustave Kervern, ganhou o Urso de Prata neste ano, no 70ª Festival de Berlim por "filme que abre novas perspectivas". Já “Belle Epoque” (La Belle Époque), de Nicolas Bedos, foi detentor de três Césares em 2020: melhor roteiro original, atriz coadjuvante e direção de arte.

E animação “A famosa invasão dos ursos na Sicília” (La fameuse invasion des ours en Sicile), longa do ilustrador e autor de histórias em quadrinhos Lorenzo Mattotti, inspirado no livro de Dino Buzatti. O filme ganhou o Prêmio da Fondation Gan pour le Cinéma.

Sucessos de bilheteria

O longa “Sou Francês e Preto” (Tout Simplement Noir), de Jean-Pascal Zadi e John Wax, somou mais de um milhão de espectadores na França após a reabertura dos cinemas. Outro que levou o público às salas foi “Minhas Férias com Patrick”, de Caroline Vignal, visto por mais de 500 mil pessoas desde seu lançamento, e "Meu Primo" (Mon Cousin), de Jan Kounen, por 300 mil.


'A boa esposa', com
Juliette Binoche

Atores e atrizes conhecidos do público brasileiro

Juliette Binoche volta ao Festival Varilux como protagonista de “A Boa Esposa” (La Bonne Épouse), de Martin Provost; e o ator Vincent Cassel estrela “Mais que Especiais” (Hors Normes) de Eric Toledano e Olivier Nakache, diretores dos sucessos “Os Intocáveis” e “Samba” que já integram o Festival Varilux. Daniel Auteuil, Fanny Ardant e Guillaume Canet estarão juntos em “Belle Epoque”, filme premiado com três Césares.

Roschdy Zem, outro nome que também já prestigiou o festival, estará em dois filmes: “Persona non grata” e “A Garota da Pulseira” (La fille au bracelet). O ator Jérémie Renier, convidado de 2018, interpreta um professor de esqui em Slalom, produção que acaba de estrear na França.

E vale ficar de olho em novos rostos como os de Félix Lefebvre e Benjamin Voisin, protagonistas de “Verão de 85”; e Melissa Guers, intérprete de Lisa no “A Garota da Pulseira”, de Stéphane Demoustier.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet