Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
12:59:17
informe o texto

Notícias / Bem-estar

26/11/2020 às 14:53

Psicanálise na Rua: projeto de Cuiabá realiza colóquio online com convidados

Evento promove troca de experiências sobre ‘Clínica na Rua’ com profissionais de outros estados brasileiros neste sábado (27)

Maria Clara Cabral

Psicanálise na Rua: projeto de Cuiabá realiza colóquio online com convidados

Foto: Bruna Obadowski

Há cinco anos se propondo a aplicar e pensar uma abordagem psicanalítica para situações sociais críticas nas ruas Cuiabá, o projeto Psicanálise na Rua realiza seu terceiro colóquio ‘Clinica na Rua’ nesta sexta-feira (27).

Conforme a organização do projeto, ‘Clínica na Rua’ é um termo que aglutina experiências do avanço da psicanálise no campo do social. Explora, sob o rigor do método, articulações da clínica com a política e a cidade.

Nessa perspectiva, o evento, que será online, traz para as conversas assuntos como redução de danos, violência e relatos de casos, em uma troca de experiências com profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“Desde Freud, era uma questão disponibilizar o método da escuta analítica para população desfavorável. Neste evento procuramos trazer multiplicidade sobre o tema apresentando psicanalistas e trabalhos de outros estados”.

Os debates ocorrem ao vivo pelo perfil do Psicanálise na Rua no Instagram, das 8h às 12h e 13h30 às 17h30. Para receber a programação e requerer certificado de participação, basta preencher o formulário neste link.

Confira a programação completa do III Colóquio Psicanálise na Rua:


Abertura 8h

Mesa 1 (08h30 – 09h30)
“Quando a violência fala... quem escuta?”, com Andrea Guerra, e “Como assim, escutar? O arroz e feijão do Psicanálise na Rua”, com Adriana Rangel.

Intervalo (15 minutos)

Mesa 2 (09h45 – 10h45)
“Psicanálise, Redução de Danos: a rua como um exílio possível”, com Julio Nicodemos, e “SOBREviver: a rua é casa e o céu o teto”, com Kênia Cruz.

Intervalo (15 minutos)

Mesa 3 (11h00 – 12h00)
“O Psicanalista não espera o sujeito ficar lúcido para atuar”, com Thiago Bruno, e “A transferência em tempos de Pandemia: relato de um caso no projeto Psicanálise na Rua”, com Késia Moraes.

Intervalo Almoço (12h00 – 14h00)

Mesa 4 (14h00 – 15h00)
“Dispositivo freudiano não é ambiente: a prática da psicanálise na rua”, com Luciano Elia, e “Os (im)possíveis de uma prática de Psicanálise nos espaços públicos”, com Thiago Oliveira.

Intervalo (15 minutos)

Mesa 5 (15h15 – 16h15)
“Ocupando-se de si mesmo: clínica política na rua”, com Gabriela Rangel, e “Relato de uma experiência em roda no hotel albergue municipal”, com Renata Simões e Geovane Tolazzi.

Encerramento (16h15 – 16h30)
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet