Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
20:06:26
informe o texto

Notícias / Artes

15/12/2020 às 09:33

Residência CasaCorpo inaugura site-galeria com exposição 'A Urgência da Terra'

Olhar delicado de Pedro Duarte mostra processo de construção dos tradicionais tijolos de adobo em Chapada dos Guimarães

Maria Clara Cabral

Residência CasaCorpo inaugura site-galeria com exposição 'A Urgência da Terra'

Foto: Fred Gustavos

Após 14 encontros no Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT), a Residência Artística CasaCorpo lança, nesta terça-feira (15), uma plataforma virtual com todas as suas ações.

A exposição fotográfica 'A Urgência da Terra', de Pedro Duarte, artista e membro do grupo, inaugura a iniciativa,às 19 horas, com live no instagram da CasaCorpo (instagram.com/casacorpoarte).

Com sua primeira ação coordenada pela artista-bióloga Ruth Albernaz e realizada no MACP/UFMT, a ocupação no Ateliê Livre ocorreu durante os meses de janeiro a outubro de 2020, por meio de rodas de conversas e oficinas com temas disparadores que agregaram residentes, artistas, público em geral e convidados.

Alguns convidados são: Imara Quadros, Maurilia Valderez do Amaral, Caio Ribeiro, Luiz Marchetti, Wanderlei Pignati, Salve Filmes, Cleonice Fernandes, Ludmila de Lima Brandão, Anna Maria Ribeiro e José Eduardo Costa, pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento, como Processos Criativos, Artes, Literatura, Filosofia, Ciências Biológicas, Semiologia e Antropologia.


As vivências e interações resultaram na Mini Exposição e na II Exposição da Residência Artística CasaCorpo nomeada 'Corpo: Lar Temporário', em homenagem à Marília Beatriz (in Memoriam). Assim como também o livro 'CasaCorpo', que conta um pouco sobre a trajetória e metodologia utilizada pelo grupo.

Em comemoração aos 50 anos da UFMT, contemplados pelo Auxílio Vivência Universitária 2020, o site-galeria juntamente com a exposição que traz um olhar delicado de Pedro Duarte sobre o processo de construção dos tradicionais tijolos de adobo, em Chapada dos Guimarães.

"Na captura do tempo e do espaço, o terracota é a matriz: início e fim, terra sobre terra, tijolo sobre tijolo, feito o viver. A Terra, sempre ela, demonstra a cadência dos seres que fazem da sua essência a arte", diz o pequeno fragmento da poética de Lívia Bertges sobre a exposição.


Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet