Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
06:24:22
informe o texto

Notícias / Artes

16/12/2020 às 12:48

Rai Reis lança livro com registros do cotidiano e da história de Cáceres, a 'princesinha do Pantanal'

Mil exemplares de 'Cáceres – Passado e presente de uma geografia poética' serão distribuídos gratuitamente durante lançamento

Maria Clara Cabral

Rai Reis lança livro com registros do cotidiano e da história de Cáceres, a 'princesinha do Pantanal'

Foto: Rai Reis

'Cáceres – Passado e presente de uma geografia poética' é a mais novo livro do fotógrafo Rai Reis que se dedica ao registro do patrimônio histórico e cultura de Cáceres, a "princesinha do Pantanal". O lançamento será neste sábado (19), às 19h no Centro Maria Sophia – SICMATUR na Praça de Eventos.

À ocasião, mil exemplares serão distribuídos gratuitamente. A ideia é proporcionar o acesso às comunidades em geral para conhecer esse rico patrimônio cultural, antropológico, econômico e social da cidade de Cáceres, ampliando a política de acesso e democratização ao livro e a leitura.

Na obra, o leitor aprecia os registros das lentes do sagaz e inquieto cacerense Rai Reis. De forma poética, da Dra. Olga Maria Castrillon Medes, professora da Unemat, também escreve sobre a cidade, sua arquitetura, casarões, pessoas, fazendas antigas, rio Paraguai e sem deixar as manifestações culturais e religiosas de fora.


Assim, o livro vem contribuir para o processo de valorização e difusão da cultura cacerense, cuja a cidade teve seu Centro Histórico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2012, diante da importância e relevância do conjunto arquitetônico da cidade, além do conjunto paisagístico da baía do Malheiros, rio Paraguai e Pantanal.

Foi nesse contexto que Rai Reis resolveu mostrar seu amor pela cidade que o viu nascer e crescer, com olhar singular sob suas personagens, hábitos e beleza natural.


"A obra de Cáceres proporcionará ao leitor a oportunidade de observar a expressão pelo olhar da fotografia instigando a arte, buscando mostrar uma simetria de contrastes e nuances que se refletem no rio Paraguai, rio esse que margeia a cidade, apelidada carinhosamente de Princesinha do Paraguai", descreve Viviene Lozi, responsável pela curadoria das fotos.

"A fotografia constitui uma forma de expressão de um olhar privilegiado: o do fotógrafo/artista que registrará, ali, os recortes daquilo que viu, dentro do escopo preestabelecido, ou seja, o que viu de realizações, de imagens mais significativas na sua história contada", complementa.

O livro teve uma tiragem de dois mil exemplares impressos com o apoio da Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Cáceres.

A realização e editoração ficaram por conta das instituições Ação Cultural e Editora Carlini & Caniato. A curadoria fotográfica e descrições das legendas são de Viviene Lozi e o projeto editorial de Ramon Carlini.


Serviço

Local: Centro Maria Sophia - SICMTUR. Praça de Eventos, Bairro Centro.
Quando: 19/12 (sábado)
Horário: 19h
Informações: (65) 98409-9629
Entrada e distribuição de livros gratuita.
Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • luiz do amaral 20/12/2020 às 00:00

    Ainda bem que temos cacerense que se preocupa com nossas origens, demonstrando aos mais novos, jovens atuais o que fomos no passado. Parabéns pelo trabalho, excelente informação cultural. Saí de Caceres ainda jovem, porém nunca perdi meus contatos. Gostaria muito de ler esse exemplar. Feliz Domingo à todos.

 
Sitevip Internet