Cuiabá, quinta-feira, 21/01/2021
11:42:01
informe o texto

Notícias / Literatura

12/01/2021 às 15:01

'I Prêmio Rodivaldo Ribeiro' incentiva escrita negra, trans e indígena em MT

A curadoria do projeto realizado pela Revista Ruído Manifesto também selecionará dez contos e dez poemas inéditos para compor uma antologia

Entretê

'I Prêmio Rodivaldo Ribeiro' incentiva escrita negra, trans e indígena em MT

Foto: Gilberto Leite

Neste sábado (16), a revista Ruído Manifesto lança o I Prêmio Rodivaldo Ribeiro de Literatura de contos e poemas inéditos. Com premiação em dinheiro, somando um total de 12 mil reais, a proposta estimula a escrita e publicação da produção inédita e de autoria negra, indígena ou transgênero em Mato Grosso. 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 16 de janeiro a 16 de fevereiro. Para participar é preciso ser maior de 18 anos, morar em Mato Grosso e ser autodeclarado negrx, indígena ou transgênero. Outras 
informações estão na página do I Prêmio Rodivaldo Ribeiro de Literatura.

A curadoria, formada por três convidadas, selecionará dez contos e dez poemas inéditos que irão compor a antologia 'I Prêmio Rodivaldo Ribeiro de Literatura', a ser publicada em edição física e em e-book. 

Dentre as obras selecionadas, serão premiados em dinheiro os primeiros colocados nas categorias conto e poesia com 2 mil reais cada, e do 2º ao 5º lugar em ambas as categorias com 1 mil reais cada.


O prêmio, realizado pela revista eletrônica Ruído Manifesto, busca consolidar um espaço que possibilite o eco de vozes não pertencentes ao grupo hegemônico normalmente contemplado pelo mercado editorial e concursos literários.

Além disso, é uma homenagem ao escritor, jornalista e músico Rodivaldo Ribeiro, fundador da revista, falecido em julho de 2020.

O prêmio

O I Prêmio Rodivaldo Ribeiro de Literatura é um projeto social e cultural selecionado pelos Editais Emergenciais Aldir Blanc, por meio da Seleção Pública MT Nascentes nº 05/2020/SECEL/MT. O edital do prêmio, o formulário de inscrição e todas as informações regulamentares estão disponíveis no site.


Dúvidas pelo e-mail livia.bertges@gmail.com.

A revista 

A Ruído Manifesto (
www.ruidomanifesto.orgé uma revista eletrônica, sediada em Cuiabá-MT, há três anos na ativa e pronta a divulgar literatura brasileira feita nos quatro cantos do Brasil e do mundo. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Preencha seu email abaixo para receber atualizações diárias de nossos artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet