Cuiabá, sábado, 23/01/2021
13:22:16
informe o texto

Notícias / Literatura

14/01/2021 às 13:40

Clubes promovem leitura de mulheres em Cuiabá com incentivo da Aldir Blanc

Reuniões dos grupos 'Lendo Mulheres Cuiabá' e 'Lúpus in Útero' acontecem em fevereiro e abril; projeto prevê compra de exemplares para as leitoras que não possam adquiri-los

Entretê

Os clubes de leitura 'Lendo Mulheres Cuiabá' e 'Lúpus in Útero' foram contemplados na seleção de projetos promovida pela prefeitura da capital mato-grossense para aplicação da Lei Aldir Blanc.

O recurso recebido será utilizado para viabilizar as reuniões que os grupos organizarão entre fevereiro e abril deste ano, o que inclui a compra de alguns exemplares para as leitoras que, porventura, não possam adquiri-los.

Além do encontro presencial, com limite de trinta participantes, haverá transmissão on-line dos eventos. Isso permitirá a interação com pessoas de outras localidades ou a participação daquelas que preferem evitar contatos sociais em virtude da pandemia de covid-19.

As reuniões presenciais ocorrerão no Metade Cheio, em Cuiabá, com o cumprimento das recomendações sanitárias de prevenção ao novo coronavírus.


'Lendo Mulheres Cuiabá', criado em agosto de 2019, é uma iniciativa das amigas Carla Maricato, Fernanda Maluf e Marília Bonna. O objetivo do grupo é incentivar a leitura de obras literárias escritas por mulheres. As reuniões são mensais e, a cada uma delas, um livro diferente é discutido.

Em 'Lúpus in útero', a ideia era criar um espaço para leitura e debate da obra Mulheres que correm com os lobos, da psicanalista Clarissa Pinkola Estés. Desde fevereiro de 2020, um grupo de mulheres tem se reunido para compartilhar suas perspectivas a respeito de diferentes capítulos do livro. As mediadoras do clube são a psicóloga Fernanda Maluf e a jornalista Larissa Campos.  

De acordo com Fernanda Maluf, as reuniões presenciais não acontecem desde março de 2020, por conta da pandemia. "Tivemos que migrar para plataformas de reunião on-line e seguimos nesse modelo por onze meses. Ter o projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc vai viabilizar nosso retorno aos encontros presenciais no Metade Cheio, o lugar onde nascemos e que apoiou os projetos desde o início. Estamos muito felizes com esse retorno", destaca Fernanda.


As reuniões do 'Lendo Mulheres Cuiabá' e do 'Lúpus in útero' são abertas ao público. Para participar presencialmente será necessário se inscrever usando o formulário disponibilizado a cada mês no perfil dos projetos no Instagram (@lendomulherescba e @lupusinutero).

Confira abaixo os cronogramas dos encontros: 


Lúpus in útero
11/02, 19h: Capítulo 13 (Mulheres que correm com os lobos)
11/03, 19h: Capítulo 14 (Mulheres que correm com os lobos)
08/04, 19h: Capítulo 15 (Mulheres que correm com os lobos)


Lendo Mulheres Cuiabá
24/02, 19h: Nossa Senhora do Nilo (Scholastique Mukasonga)
31/03, 19h: Pequeno manual antirracista (Djamila Ribeiro)
28/04, 19h: Kindred (Octavia Butler)
 
Formação de leitores

O Instituto Pró-livro realiza, a cada quatro anos, a pesquisa 'Retratos da leitura no Brasil'. Os dados divulgados em 2020 mostraram que a média de leitura do brasileiro é de cinco obras por ano. Se levarmos em conta apenas os livros lidos do começo ao fim, o índice cai para 2,5.

Para Fernanda Maluf, esse tipo de cenário torna ainda mais urgente a disseminação de clubes de leitura e outras iniciativas que façam com que os livros circulem de maneira mais democrática e cheguem a quem realmente importa: o leitor.

"Sabemos o quanto a leitura é importante para a formação crítica e cidadã. Ela abre os nossos olhos e mentes, fortalece a tolerância, a capacidade de compreender a diversidade. Estamos precisando muito disso", afirma a psicóloga.  

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Preencha seu email abaixo para receber atualizações diárias de nossos artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet