Cuiabá, segunda-feira, 08/08/2022
05:51:04
informe o texto

Coberturas

30/06/2022 às 22:00

Sessão na ALMT homenageia imigrantes japoneses de Mato Grosso

Mário Okamura

A sessão plenária requerida pelo deputado Carlos Avalone, realizada nessa quinta-feira (30), homenageou a colônia japonesa de Mato Grosso e outorgou a honraria “Comenda Senador Filinto Muller” ao pioneiro Tadashi Okamura.

Tadashi, o patriarca da família Okamura, chegou a Mato Grosso na década de 1950. Como topófrafo, participou da demarcação da Gleba Rio Ferro e de conjuntos habitacionais em Cuiabá criados pela Companhia de Habitação Popular de Mato Grosso, a Cohab.

Desde que chegou a Mato Grosso, Tadashi contribuiu muito com o bem-estar das famílias japonesas, dando todo apoio aos que aqui chegavam. Muitas vezes, hospedava famílias em sua própria casa, que era uma espécie de consulado japonês na Capital.

Foi um dos fundadores da Associação Cultural Nipo-brasileira de Cuiabá e Várzea Grande, cujo objetivo era prestar assistência aos migrantes que chegavam a Mato Grosso. Presidiu a associação por 14 anos, incentivando a manutenção dos costumes e tradições da terra natal, como a língua japonesa, os eventos culturais, festivais de música, dança e esportes.

A pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Aldina Cássia Fernandes da Silva, resgatou em sua tese de mestrado a epopeia dos primeiros imigrantes japoneses em Mato Grosso, que gerou um livro a ser publicado pela Editora Entrelinhas, a partir de uma emenda do deputado Carlos Avallone. Ela também recebeu o Título de Cidadão Mato Grossense.

Confira as fotos do Entretê!

Exibindo de 1 à 12 fotos, de um total de 49 fotos:

 
Sitevip Internet