Imprimir

Imprimir Notícia

18/01/2021 às 09:49 | Atualizada: 18/01/2021 às 09:49

UFMT lança livro infantil que explica a importância da vacinação

Entretê

Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) elaboram livro infantil que explica sobre os aspectos e a importância das vacinas, desde a relação com o sistema imunológico humano até o processo de desenvolvimento e testes.

A obra, em formato de e-book (neste link), integra a série Pequenos Cientistas, cujo objetivo é produzir conteúdo científico de forma simples, objetiva e acessível ao público infantil.

O conteúdo apresenta conceitos técnicos sobre como funcionam as vacinas, de que forma são produzidas e a segurança da vacinação. O livro foi desenvolvido por docentes com atuação na área de imunologia, responsáveis diretos pela compilação dos dados científicos.

“Neste material a proposta foi apresentar às crianças o que está por trás dessas picadas que eles tanto temem e porque, cientificamente, elas precisam se vacinar. Além disso, compreender que a vacina, como um elemento de saúde pública, faz parte de uma conscientização de convivência social de grande relevância para evitar ou amenizar episódios como o que estamos vivendo com a Covid-19”, explica uma das autoras da obra e professora do Instituto de Ciências da Saúde do Câmpus de Sinop, Gisele Facholi.

A obra foi desenvolvida pelo programa de extensão MT Ciência, que visa popularizar o conhecimento científico por meio de diversas áreas e ações. Para a vice-coordenadora do projeto e também autora, professora Roberta Martins Nogueira, o livro é uma produção que vai além da alfabetização científica das crianças, atuando também como uma importante ferramenta de transformação social.

“As vacinas são ferramentas científicas de grande relevância em uma sociedade, mas mesmo assim ainda vivemos ondas antivacina em lugares do mundo, oriundas da desinformação. Então, nosso papel como instituição de ensino é levar a informação a todos”, ressalta.

O projeto já desenvolveu mais de dez livros abordando conteúdos científicos de forma lúdica e objetiva, adaptando a linguagem para o público infantil, além de publicações acadêmicas e técnicas. As docentes destacam que produzir conteúdo para crianças é um desafio, mas que o avanço das atividades de extensão tem possibilitado uma experiência única na produção científica.

“O texto sempre é construído de forma que permita a uma criança de cinco anos, em processo de alfabetização, compreender perfeitamente o que está sendo apresentado. Durante a produção, temos uma estratégia, em que pedimos a crianças de diferentes idades que leiam o livro e apontem o que não compreenderam. Por fim, a obra passa por uma análise de uma equipe multidisciplinar com atuação em psicopedagogia e letras para fazer ajustes no material”, ressalta a vice-coordenadora do programa. 

Também participaram da produção do livro a profissional com atuação na área de imunologia, Janaína Rigotti Kubiszeski e o docente da área da Biologia, Evaldo Martins Pires. O programa já está desenvolvendo um novo material sobre vacinas destinado ao público adulto, que estará disponível em breve.

 
Da assessoria UFMT
 
 Imprimir