Imprimir

Imprimir Notícia

27/01/2021 às 13:13 | Atualizada: 27/01/2021 às 14:19

Plataforma digital disponibilizará acesso ao acervo histórico de Mato Grosso

Entretê

Disponibilizar acesso completo aos acervos pessoais das famílias que constituem a história de Mato Grosso é o objetivo do projeto Plataforma Digital dos acervos das Famílias da Casa Barão de Melgaço, proposto pela historiadora Elizabeth Madureira Siqueira e aprovado pela Lei Aldir Blanc; SECEL-MT.

Inicialmente, o projeto se concentra em duas famílias: a família Mendonça, de Estevão e Rubens de Mendonça, e a família Rodrigues, de Firmo e Dunga Rodrigues.

"A plataforma irá disponibilizar, na íntegra, documentos pessoais, documentos de família, produção intelectual inédita e publicada em livros, jornais e revistas, assim como será disponibilizado o conjunto de fotografias e de documentos guardados pelos titulares e acumulados pelos familiares", explica Elizabeth.

O objetivo do trabalho é o de democratizar a informação no que diz respeito à preservação da memória histórica de Mato Grosso. No que se refere ao ineditismo da documentação a ser acessível na integra, até hoje ela se encontrava restrita ao Arquivo da Casa Barão de Melgaço.

Com a finalização da Plataforma, o precioso acervo será disponibilizado gratuitamente nas redes digitais, possibilitando o acesso na íntegra.

O projeto também tenciona tornar mais conhecida a trajetória de Mato Grosso através dos esforços de seus intelectuais. Naturalmente, muitas dissertações e teses serão realizadas sobre o contexto regional, e em menor tempo, uma vez que o conjunto documental já se apresentará à disposição dos pesquisadores, atraindo também novos públicos.

A idealizadora destaca o cuidado com as imagens e revisão, uma vez que deverá existir precisão na organização dos catálogos e sua perfeita sintonia com as imagens, que serão disponibilizadas em formato de arquivo PDF.

"As imagens estão sendo melhoradas em termos de resolução, a fim de que possamos disponibilizar acesso a um produto de qualidade", afirma Madureira.

Este trabalho de digitalização só se tornou possível com a aquisição de um moderno equipamento de digitalização utilizado durante as atividades do ponto de cultura Casa Barão. Com novos equipamentos, a capacidade do projeto poderá ser ampliada.

A plataforma digital exige um esforço na estruturação e modelagem, que envolve o diálogo entre design gráfico e desenvolvimento web, visando tornar o sistema atrativo, intuitivo e eficiente aos pesquisadores.

"A Plataforma Digital será um primeiro passo rumo à disponibilização, em futuro próximo, do rico potencial acumulado pelo Arquivo da Casa Barão de Melgaço ao longo de mais de um século", finaliza a proponente e coordenadora da ação.

O projeto foi contemplado no edital MT Criativo, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso com cronograma prevendo a conclusão em abril, quando será possível  conhecer, na íntegra, a rica documentação das duas tradicionais Famílias de Mato Grosso.
 
 Imprimir