Imprimir

Imprimir Notícia

11/02/2021 às 12:30 | Atualizada: 11/02/2021 às 13:32

Em Chapada, exposição apresenta o Cerrado nas artes visuais mato-grossenses

Maria Clara Cabral

Treze artistas visuais, com mais de 40 obras inspiradas em personagens, histórias e cores do cerrado mato-grossense para serem apreciadas de modo presencial e virtual. Em Chapada dos Guimarães, uma exposição chega para mostrar toda a diversidade que cada um deles tem sob o bioma.

'Artistas do Cerrado' tem abertura marcada para sábado (13). Telas, fotografias e esculturas serão expostas para visitação e também estarão à venda no Centro Cultural Casa di Rose, das 14h às 20h, até o dia 4 de abril. O público também vai poder conferir a exposição através de um tour virtual.

O projeto é idealizado pela produtora cultural, publicitária e proprietária da 'Casa di Rose', Roseli Carnaíba. A exposição 'Artistas do Cerrado' é um projeto antigo seu, que com recursos da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso pôde sair do papel.

Há seis anos, o espaço promove apresentações musicais, cinema, teatro, poesia e dança, além de workshops de fotografia e estêncil, em parceria com artistas e arte educadores, e o propósito de oferecer arte e cultura ao povo chapadense e aos turistas que visitam a região.

"Apesar de receber 250 mil turistas por ano, a Chapada não possui muitas opções culturais", lembra Roseli. "O espaço é para que o público possa conhecer melhor o universo da arte e da cultura mato-grossense. A exposição ainda busca promover uma campanha de preservação do cerrado, que é alvo de incêndios todos os anos", complementa.

A curadoria é da artista visual Ruth Albernaz. Ela revela a intenção de oportunizar artistas de Chapada, mostrando a qualidade dos trabalhos e a forma como eles se comunicam com o cerrado através da arte. 

"O foco real do projeto é nos artistas, na pessoa e no ambiente do cerrado. Nós os visitamos para ver como eram essas produções, os ateliês, os ambientes de trabalho, o que eles estavam dialogando, quais as materialidades que eles estão trabalhando", destaca Ruth.


Ícone do cerrado em forma de flor, o 'Pepalantus' inspirou toda a identidade visual do projeto.

Diversidade de olhares e plataformas

Alena Maggi apresenta pintura acrílica sobre tela. Sandra Vissoto participa com colagens de degradação ambiental. Dos Campelos, o Renato com as paisagens da Chapada dos Guimarães; a Ângela o cotidiano com abstrato; e a Fabrícia com a temática indígena. Ruth vai apresenta ‘Os incêndios no cerrado’.

Na fotografia, a exposição tem Raí Reis, com as paisagens do cerrados e lambe-lambes de Xavantes, Henrique Santian traz os povos originários do cerrado e o Mário Friedlander com as festas populares de Poconé.

Dentre as obras tridimensionais, as esculturas do Anderson Moura e Lucileicka David, as mandalas da Dani Tamara e a arte educadora Micheli Sierra vai brindar o projeto com uma escultura de 'Trois'.

"Enfim, teremos neste ambiente, toda uma construção da identidade artística, baseada em plataformas diversas, bem como a valorização da arte popular, da valorização do indigenista e das cenas iconográficas, bi e tridimensionais", explicou a curadora.

Visitação agendada

As visitas serão agendadas via WhatsApp, com grupos de no máximo oito pessoas, com todas as medidas de biossegurança. Todos deverão estar usando máscara. Será disponibilizado álcool em gel e faremos aferição de temperatura corporal, com termômetro infravermelho. 

O horário de funcionamento da galeria é aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h.

Serviço

O que: Exposição “Artistas do Cerrado”
Quando: De 13 de fevereiro a 04 de abril 2021
Horário: Das 14h às 20h
Onde: Espaço Cultural Casa di Rose
Rua: do Penhasco – 105 – Chapada dos Guimarães
Informações: (65) 99603-2633
 
 Imprimir