Imprimir

Imprimir Notícia

15/02/2021 às 15:38 | Atualizada: 15/02/2021 às 15:59

Cena Onze apresenta peça sobre realidade em penitenciárias para recuperandas

Maria Clara Cabral

Recuperandas da Penitenciária Ana Maria do Couto terão acesso à representação de sua própria realidade, sob a ótica da arte, através da peça de teatro 'Bereu'. De forma virtual, a Cia Cena Onze realiza seis apresentações para dentro da unidade entre os dias 16 e 17 de fevereiro.

Conforme o diretor da peça, Flávio Ferreira, 'Bereu' foi construída após de dez anos de pesquisas, convivência, leituras e rodas de conversas junto às detentas. O elenco, inclusive, conta com participação de atrizes em processo de reintegração social, que cumprem pena através do controle de tornozeleiras eletrônicas.

"Incentivá-las a olharem para essa realidade, informá-las sobre seus direitos, por meio da arte, faz parte dessa reconstrução de cada uma que ali está. Para isso, nada mais indicado do que a peça Bereu", afirma Flávio Ferreira.

O nome do espetáculo é uma gíria usada nas prisões, entre as pessoas presas, mas também no mundo aqui fora, que significa "bilhete, recado, carta". O trabalho mostra a realidade das mulheres presas, seus conflitos e os motivos que as levaram ao crime.

"Conhecemos essa triste realidade, que narramos por diversas vezes ao público, sempre procurando conscientizar do quanto é importante compreendermos que elas erraram, mas que já estão pagando por isso", elucida.

Para que o espetáculo aconteça, foi montada toda uma estrutura tecnológica dentro da Penitenciária, que acolherá as apresentações em três horários: às 9h, 14h e 15h30. "Serão três encenações por dia. Distribuímos assim, para evitarmos aglomerações, mantendo as medidas de biossegurança e de distanciamento", explica Flávio.  

A peça também será transmitida para o público geral, gratuitamente, pelo canal do YouTube do Cine Teatro Cuiabá.  
 
 Imprimir