Imprimir

Imprimir Notícia

17/02/2021 às 09:06 | Atualizada: 17/02/2021 às 09:57

Sarau celebrará vida e obra da musicista e escritora Dunga Rodrigues, na Casa Barão

Entretê

Ícone da cultura mato-grossense, a professora, musicista, historiadora e escritora Maria Benedita Deschamps Rodrigues, a Dunga Rodrigues será homenageada com o 'Sarau Dunga Rodrigues Vive', a ser realizado no dia 29 de abril na Casa Barão de Melgaço.

O projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc Cuiabá, é uma parceria entre a proponente Elizabeth Madureira Siqueira e o Conservatório Musical Dunga Rodrigues.


Para Elizabeth Madureira, "o sarau será um tributo a esta grande musa da cultura mato-grossense, mulher muito à frente de seu tempo, contemporânea até hoje, Dunga Rodrigues".

Além do público convidado, espera-se a presença de familiares de Dunga Rodrigues que viajarão do Rio de Janeiro para Cuiabá, especialmente para o Sarau.

A organização ressalta que o evento seguirá todos os protocolos e recomendações das autoridades sanitárias.

Programação


O Sarau irá incorporar músicas tocadas ao piano Fritz Dobbert (consagrada indústria de pianos clássicos), emprestado pelo Conservatório, com transporte e a afinação do instrumento a cargo de especialistas.

Nas apresentações musicais serão executadas diversas peças pelas pianistas Ébe Sofia Amorim e Edith Seixas, esta última diretora do Conservatório. Começando por Rapsódia Cuiabana, composição do Maestro de Bauru/SP, especialmente para a professora Dunga, e executada originalmente ao piano e violino, por ocasião dos 250 anos do aniversário de Cuiabá.


O Conservatório Dunga Rodrigues também apresentará uma adaptação desta peça musical em quatro mãos, elaborada pela professora Hannelore Emma Bucher, de Vitória/ES e encomendada pela pianista professora Edith Seixas. 

Além disso, serão executadas quatro peças do grande compositor Ernesto Nazareth: a valsa sentimental 'Turbilhão de beijos', o famoso 'Brejeiro', um dos mais famosos tangos brasileiros, 'Turuna', que é um tango característico, finalizando com 'Odeon', um tango do mesmo compositor.

Além das músicas executadas ao piano, o sarau contará com a participação de um casal de dançarinos Priscila de Paula e Francismar Petini, integrantes do grupo Flor Ribeirinha, que apresentarão performances de dança durante as músicas.

Integrando as linguagens, o veio literário de Dunga também será contemplado, com o lançamento da obra Tributo do IHGMT a Dunga Rodrigues pelos seus 102 anos de nascimento, coordenada pela profa. Elizabeth Madureira.

Nele, crônicas até então inéditas de Dunga mereceram apresentações elaboradas por diversos intelectuais convidados. A obra foi produzida e impressa em 2020, graças ao apoio do Edital prêmio Ponto de Cultura/SECEL-MT, e será distribuída aos presentes no Sarau.
 
 Imprimir