Imprimir

Imprimir Notícia

27/02/2021 às 09:56

Com hibisco, folhas e sangue: trabalho de jovens artistas ganha exposição online

Leiagora

Da maceração de folhas no álcool, cera de ouvido e até sangue, surge a matéria prima que dá cor e textura às obras de 13 artistas inscritos no 1º Ciclo De Residência Artística Online CasaCorpo na Escola. A alquimia da tintura foi uma das experimentações feitas pelos participantes, que assinam a exposição online com suas criações a partir de segunda-feira (1). 

Fruto de suas vivências ao longo de três semanas de encontros virtuais, as obras desenvolvidas a partir da ressignificação de materiais caseiros, ficam à mostra no site casacorpoartes.com.br. Para acessá-la, basta clicar na aba "Exposições". 

A primeira edição da residência ofereceu orientação gratuita a pessoas interessadas em desenvolver percepções e habilidades nos campos das artes visuais e literatura. Sob tutoria em processos criativos da educadora Imara Quadros e orientação artística de Carla Renck e Pedro Duarte, o projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc. 

De acordo com Carla, as experiências com tintas naturais derivaram em tinta de hibisco, cúrcuma, beterraba e até casca de ovo. Isso porque, durante os encontros, a abordagem foi focada na singularidade dos processos e nas possibilidades do que cada um poderia desenvolver durante o fazer artístico. 

"Trabalhamos o fazer livre do artista com materiais que já temos disponíveis em casa e, assim, conseguimos criar um espaço, apelidado ateliê livre online, de ponte e apoio para as mais diversas trocas", explica. 

Na avaliação de Pedro, as atividades propostas estão em consonância com a temática do projeto. "As obras são os próprios cadernos dos artistas, com os exercícios de auto-retrato e retrato da casa, desenvolvidos nesse período. Os trabalhos estão diretamente ligados à temática central do projeto, que é justamente Casacorpo", diz.

O 1º ciclo do projeto aconteceu entre os dias 1 e 19 de fevereiro, e, agora, vem um novo ciclo com alunos do IFMT, Campus Bela Vista e Octaíde, previsto para o mês de março. Os encontros acontecem por meio da plataforma Google Meet.
CasaCorpo

O grupo CasaCorpo nasceu em 2019, realizando em 2020 sua primeira proposta de metodologia de Residência de Arte Contemporânea Híbrida, no Ateliê Livre do Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT). 

A ação, orientada por Ruth Albernaz, contou com Carla Renck, Livia Bertges, Pedro Duarte e Reinaldo Mota. Por meio de rodas de conversa e oficinas abertas ao público, a ocupação ocorreu de janeiro a outubro de 2020, sendo virtualizada a partir de março. 

Mais informações sobre o grupo podem ser encontradas no site e nas redes sociais: instagram.com/casacorpoartes e www.casacorpoartes.com.br. Quaisquer dúvidas podem ser enviadas pelo link: https://bit.ly/3pMIU99.
 
 Imprimir