Imprimir

Imprimir Notícia

15/03/2021 às 07:34

Coletivo Negro Universitário discute formação política em tempos de Covid

Leiagora

Conhecer a luta de lideranças de movimentos negros do Brasil e dialogar com a sociedade sobre as urgências que a população negra tem enfrentado neste momento de acirramento das desigualdades produzidas pela pandemia de COVID-19 são objetivos da 1ª Formação Política e Científica de 2021 do Coletivo Negro Universitário da UFMT, que acontece gratuitamente nessa segunda-feira, 15 de março, a partir das 17h30 (horário de Cuiabá) pela plataforma Google Meet (link: https://meet.google.com/ifc-iyym-sof). O evento online terá participação de Douglas Belchior, professor de História, coordenador da Uneafro Brasil e membro da Coalizão Negra por Direitos.

De acordo com Lupita Amorim, Coordenadora Geral do Coletivo Negro Universitário da UFMT, a formação pretende tematizar “as formas de enfrentamento coletivo que os movimentos sociais negros organizados têm construído no Brasil, sobretudo neste momento da pandemia da COVID-19 que, sabemos, afeta com ainda mais intensidade as pessoas negras; por isso é importante compartilharmos estratégias dos movimentos negros para somar na luta contra o racismo e as desigualdades sociais”. 

O Coletivo Negro Universitário (CNU/UFMT) é um movimento social negro atuante no âmbito da academia, cujo espaço político se dá por meio de processos educativos, realizando formação contínua sobre relações raciais no Brasil e discussões sobre assuntos pertinentes à vivência na UFMT. O CNU/UFMT surgiu em junho de 2013 e é formado por estudantes, técnicos administrativos e docentes da UFMT. Através de sua atuação, o Coletivo objetiva pautar questões pertinentes às relações raciais e políticas de ação afirmativa na educação superior. Saiba mais sobre o Coletivo Negro Universitário da UFMT pelo Instagram @cnuufmt ou pelo Facebook Coletivo Negro Universitário da UFMT.

Serviço

1ª Formação Política e Científica de 2021 do Coletivo Negro Universitário da UFMT Cuiabá - Pandemia Covid-19: Diálogos na UFMT sobre Direitos Humanos - desafios e estratégias dos movimentos sociais negros.

Quando?: 15 de março de 2021.
Horário: 17h30 às 18h30 (horário de Cuiabá) / 18h30 às 19h30 (horário de Brasília).
Onde? Plataforma Google Meet, através do link: https://meet.google.com/ifc-iyym-sof
Mais informações: Lupita Amorim (99292-3262) ou pelo email coletivonegrodaufmt2015@gmail.com
 
 Imprimir